Etapas do planejamento financeiro

Da Redação | 15/10/2007, 00h00

 

 

1 - Prepare um orçamento: faça levantamento da situação atual de ganhos, despesas (pelo menos nos últimos três meses), patrimônio e dívidas – não deixe nada de fora, por menor que seja, e mantenha esse orçamento sempre atualizado e à vista. Lembre-se das despesas que não são mensais: impostos, seguros, 13º do empregado doméstico etc.

2 - Estabeleça seus objetivos: seja realista e defina ações de curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo prazos (mais de cinco anos), priorizando as de longo prazo.

3 - Planeje gastar menos do que ganha: elabore um plano realista para os próximos 12 meses, com base na situação atual e nos objetivos. Considere a evolução familiar e profissional. Priorize o pagamento das dívidas. Aliás, elimine todas assim que possível e fuja delas o mais que puder – nada de compras parceladas, muito menos com juros.

4 - Se você vem gastando mais do que ganha, identifique as despesas que você pode eliminar: mire nos pequenos gastos que não afetam a qualidade da sua vida. Não tente cortar tudo de uma vez. Comece com pequenos cortes e vá trabalhando as outras despesas a cada mês.

5 - Defina uma meta de quanto poupar: decida como vai investir o que sobrar mensalmente, priorizando os objetivos de longo prazo, especialmente a aposentadoria.

6 - Implemente seu plano: defina a data de partida.

7 - Monitore: acompanhe, confira mensalmente a evolução do planejado em relação à realidade e identifique necessidades de ajustes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)