Vacina bivalente, que protege contra variantes do coronavírus, já está disponível

Gabriela Pereira | 10/05/2023, 09h18

A vacina bivalente promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Aplicada em dose única, essa nova vacinação é considerada mais eficaz. A vacina está disponível nos postos de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção de dois tipos desse imunizante, feitos a partir da subvariante ômicron. A empresa responsável pela produção da vacina é a farmacêutica multinacional Pfizer. 

O imunizante bivalente é ofertado a todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose, conforme o Ministério da Saúde. Para saber se o estado já está vacinando maiores de 18 anos, é preciso buscar informação no posto de saúde local. 

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) salienta que a vacinação é a diferença entre a vida e a morte, em termos coletivos, mas também individuais, já que os não vacinados podem desenvolver uma covid mais grave, que afeta os pulmões.

Campanha nacional de vacinação feita pelo governo também é voltada para a imunização contra poliomielite e sarampo. 



Opções: Download