CAE aprova auxílio financeiro para Santas Casas e outras instituições filantrópicas

11/04/2017, 15h01 - ATUALIZADO EM 11/04/2017, 15h33

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou a criação do Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos (Pro-Santascasas) que atendem pelo SUS. O programa de auxílio financeiro concede duas linhas de crédito para as Santas Casas de Misericórdia: uma de reestruturação patrimonial e outra de capital de giro.

Para ter direito ao benefício, as entidades terão que apresentar um plano de reforma administrativa a ser implementado no prazo de dois anos. Para o programa, o governo vai disponibilizar no Orçamento da União até dois R$ 2 bilhões, durante cinco anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem, hoje, 1.700 Santas Casas de Misericórdia. Segundo a relatora da proposta, senadora Lúcia Vânia (PSB – GO), os atuais programas de financiamento não têm aliviado o endividamento crescente destas instituições devido ao custo financeiro associado aos empréstimos. O projeto (PLS 744/2015) será analisado agora pela Câmara dos Deputados.

Reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.



Opções: Download


Senado Agora
19h32 Anvisa: O Plenário aprovou a indicação de Cristiane Rose Jourdan Gomes para o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mensagem (MSF 65/2020), aprovada por 33 votos a 8, vai à promulgação.
19h30 Anvisa: O Senado aprovou a indicação de Meiruze Sousa Freitas para o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mensagem (MSF 60/2020), aprovada por 37 votos a 4, segue para promulgação.
19h27 Anvisa: Por 37 votos a 3, o Senado aprovou a indicação de Alex Machado Campos para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mensagem (MSF 56/2020) vai à promulgação.
Ver todas ›