Glossário
Conjunto de medidas para equilibrar as contas públicas, fazendo com que o governo gaste menos do que arrecada. Envolve a redução de despesas e/ou a ampliação de receitas para permitir a formação de superávit primário, economia que serve para o pagamento de juros da dívida pública.
Em geral, os ajustes fiscais apresentam medidas como o aumento de impostos e o corte de gastos não obrigatórios do governo, as chamadas "despesas discricionárias" — caso do custeio da máquina administrativa e obras de infraestrutura. Entre as despesas obrigatórias, que são asseguradas pela Constituição e não podem ser cortadas, está um montante mínimo para educação e saúde, por exemplo.
Área de Livre Comércio das Américas. A Alca seria um bloco econômico, mas não chegou a se constituir.
Número total de contas únicas para as quais foi entregue uma postagem ou conteúdo em uma rede social.
Conjunto de regras e processos usados pelas plataformas de redes sociais para determinar quais conteúdos são exibidos para cada usuário, com base em suas interações, preferências e comportamentos anteriores.
Ajuste de diversos parâmetros de uma câmera de vídeo (balanço de cores, back focus, gama, nível de preto) para produzir imagens com a máxima fidelidade.
Sigla para amplitude modulada. Abrange as transmissões de radiodifusão sonora em ondas curtas (OC) e em ondas médias (OM).
Veja FM.
American Stock Exchange, que também era conhecida como Curb Exchange, foi adquirida e se transformou na Nyse American.
(Veja Bolsa de valores e Nyse American)
É a representação de alguma coisa, continuamente, através de algum meio (uma fita, por exemplo). O sinal analógico é passível de interferências: quanto mais o sinal for copiado, transmitido, retransmitido e quanto maior for a distância da transmissão, mais ruído haverá em relação ao sinal original, resultando em distorções e até na perda total do sinal.
Ferramentas de análise de dados que fornecem informações sobre o desempenho de contas e postagens na internet, como demografia, número de visualizações e engajamento.
Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão que regula telecomunicações e radiodifusão no Brasil.
Profissional responsável pela apresentação, ao vivo, das sessões plenárias e reuniões de comissão, noticiários, programas e coberturas especiais, no rádio e na TV.
Trabalho de apresentação, ao vivo, das sessões plenárias e reuniões de comissão, noticiários, programas e coberturas especiais, no rádio e na TV.
Perdão dado por lei a quem cometeu um ato que poderia ser punido, tanto no âmbito da Justiça quanto na área administrativa. Isso faz com que o Estado não puna a pessoa, tendo ou não sido condenada. A anistia pode ser aplicada a crimes, infrações administrativas e outras situações. No entanto, crimes considerados hediondos, tortura, tráfico de drogas e terrorismo não podem receber anistia.
Perdão concedido por lei a quem tenha praticado ato sujeito a punição, na esfera judicial ou administrativa, e que impede o Estado de exercer sua pretensão punitiva ou faz cessar os efeitos de condenação já ocorrida. Pode referir-se a crimes, contravenções, infrações administrativas, entre outras. São insuscetíveis de anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes, o terrorismo e os crimes definidos como hediondos (cf. arts. 5º, XLIII, e 21, XVII, da Constituição).
Informar nome e intérprete de uma música exatamente antes da transmissão. Também pode ser informado nome de compositores.
Veja Desanunciar música.
Interrupção rápida e oportuna feita por um senador de quem está usando a palavra na tribuna, com o objetivo de perguntar, comentar ou esclarecer sobre o assunto que está sendo discutido. Se um aparte for negado a um senador, ele também será negado aos outros. Não é permitido pedir aparte durante a fala do presidente da sessão, durante a apresentação de um parecer, encaminhamento de votação (a não ser em casos de manifestações de pesar ou aplauso), quando um senador está explicando algo pessoalmente ou durante uma questão de ordem.
Na área cível, recurso contra sentença de primeiro grau, com ou sem julgamento de mérito, a fim de submeter a questão a grau superior; na área penal, recurso contra sentenças definitivas de condenação ou absolvição, dadas por juiz singular ou tribunal do júri.
Conjunto de regras para integração entre sistemas que permite comunicação e compartilhamento de dados.
Material preparado pela produção ou pela redação para dar suporte a locutores e âncoras nas transmissões ao vivo.
Sistema desenvolvido para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que oferece funcionalidades e facilita o acesso a serviços e conteúdos, além de melhorar a interação com o público.
Ato de submissão de uma proposta a uma Casa Legislativa. É sempre feito em Plenário, e não em comissão.
Etapa do processo jornalístico em que há levantamento de informações para produção de conteúdo jornalístico.
Ver Reportagem.
Bloco econômico em que são eliminadas barreiras tarifárias e não tarifárias entre os membros, mas não se adota uma tarifa externa comum.
Ação ajuizada no Supremo Tribunal Federal: (i) para evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público; ou (ii) quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição. O uso da ADPF é subsidiário: ela tem cabimento quando não for o caso de ADI, ADC ou ADO. As decisões definitivas de mérito nessa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Poder Público (cf. art; 102 da Constituição e Lei nº 9.882/99) (ver também ação direta de inconstitucionalidade, ação direta de inconstitucionalidade por omissão, ação declaratória de constitucionalidade, efeito vinculante).
Ato ou efeito de guardar documentos em áreas utilizadas para esse fim. Pode envolver meios físicos e digitais, e que deve obedecer a condições adequadas de preservação.
Antecipação de Receita Orçamentária. É uma operação de crédito prevista na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal, destinada à cobertura de insuficiências temporárias de caixa da União, estados e municípios, que devem quitar a operação até, no máximo, o dia 10 de dezembro do ano de contratação. São vedadas no último ano de exercício do mandato do prefeito, governador ou presidente.
Processo de guardar documentos seguindo um sistema de classificação que garanta sua localização e recuperação.
Também é a ação por meio da qual um agente determina a guarda de um documento após o fim da tramitação.
Operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens (veículos, máquinas, unidades fabris) e uma pessoa jurídica que usufrui esses bens pagando prestações. Os contratos são sempre firmados com tempo determinado, ao fim do qual a empresa arrendatária tem a opção de compra do bem.
Texto jornalístico interpretativo e opinativo, geralmente assinado, que desenvolve ideia ou comenta um assunto.
Profissional de imprensa responsável pela relação de pessoa ou de instituição pública ou privada com profissionais de imprensa e meios de comunicação.