Glossário

Comunicação
Break

Intervalo que separa blocos de um noticiário, um programa ou a programação de rádio ou TV, com chamadas comerciais ou institucionais.

Legislativo
Brics

O Brics é um bloco internacional que começou reunindo cinco dos maiores países emergentes do mundo: Brasil (B), Rússia (R), Índia (I), China (C) e África do Sul (S). Países emergentes são aqueles com desenvolvimento industrial recente e grande mercado consumidor. O bloco tem uma população de cerca de 3,2 bilhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 24,7 trilhões.

O grupo se reuniu formalmente pela primeira vez em 2006, ainda sem a África do Sul, que entraria em 2011. O principal objetivo é alterar o sistema de governança global, com uma reforma de mecanismos como o Conselho de Segurança da ONU, e criar alternativas a instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), como é o caso do New Development Bank (NDB), o Banco do Brics. Em outubro de 2024, na 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, o grupo autorizou a entrada como membros plenos de Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. 

Comunicação
Briefing

Documento que reúne informações essenciais para planejar e executar projeto, evento ou campanha, mapeando expectativas, limitações e sugestões dos solicitantes. O briefing é a base para o planejamento de etapas, detalhando o problema a ser resolvido, o objetivo de comunicação, o público-alvo, as peças a serem desenvolvidas e o prazo final para a execução.

Comunicação
Broadcast/broadcasting

Processo de transmissão de conteúdo audiovisual (áudio, vídeo ou dados) para um público amplo e disperso, utilizando tecnologias de radiodifusão, como ondas eletromagnéticas (rádio, TV) ou redes digitais. Também usado para equipamentos de produção e transmissão audiovisual, de rádios e TVs.

Comunicação
Buraco

Momento de total ausência de som na transmissão de rádio.

Comunicação
Cabeça

Na Rádio Senado, é o texto lido pelo locutor para anunciar uma matéria e destaca o fato mais importante de forma breve, sem repetir a abertura; termina com o anúncio do nome do repórter.

Na TV Senado, é o texto que informa o telespectador, durante o telejornal, qual reportagem será exibida a seguir; contém o lide da notícia.

Comunicação
Cadastro de emissoras

Banco de dados das emissoras que usam produtos da Rádio Senado disponibilizados pela RadioAgência.

Comunicação
Cadastro de usuários - TV Agência

Banco de dados das emissoras que usam produtos da TV Senado disponibilizados pela TV Agência.

Economia
Cade

Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Órgão criado em 10 de setembro de 1965 cujas finalidades são a defesa da concorrência e a vigilância, prevenção e repressão aos abusos do poder econômico. O Cade foi reformulado e reforçado pela Lei 8.884/94 e passou a ter papel importante no processo de integração do Brasil nos mercados mundiais, atuando em casos de aquisição ou fusão de empresas. É vinculado ao Ministério da Justiça. Em 2011 passou por nova reforma, na qual se procurou colocar o Cade como órgão principal de um Sistema Nacional de Defesa Econômica, criando-se, na prática, o que se chamou de Super Cade.

Comunicação
Cadeia de custódia

Linha contínua de custodiadores pela qual se assegura que um documento é autêntico (não foi alterado).

Comunicação
Caixa de pergunta

Recurso usado em stories, principalmente no Instagram, que permite ao público enviar perguntas para o administrador da conta em uma interação direta.

Comunicação
Campanha de divulgação para área da Secom

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas para divulgar ações de outras áreas da Secom. Podem ser desenvolvidos materiais impressos, audiovisuais e digitais para TV, rádio, meios impressos e web.

Comunicação
Campanha institucional

Planejamento, criação e execução de campanha de comunicação voltada para construção e promoção da imagem institucional do Senado Federal, com foco na divulgação das atividades parlamentares. As campanhas incluem o desenvolvimento de peças para mídias diversas, como vídeo institucional, spot (de rádio), anúncio impresso, fôlder, cartaz, banner e conteúdos digitais.

Comunicação
Campanha interna

Ação de comunicação destinada ao público interno, com objetivo de engajar, informar e alinhar as pessoas à cultura e aos objetivos institucionais.

Comunicação
Canal de internet

Cada um dos segmentos utilizados para transmissão via internet a partir da página da TV Senado.

Comunicação
Canal de mídia social

Espaço digital utilizado para compartilhar conteúdos de forma contínua com um público específico, como canais no Telegram, WhatsApp ou YouTube.

Comunicação
Canopla

Peça que envolve um microfone e mostra a logomarca da emissora de TV ou produto audiovisual.

Comunicação
Card

Imagem gráfica utilizada em postagens nas redes sociais para transmitir informações de forma visualmente atrativa.

Comunicação
Carômetro

Cartaz institucional que exibe as fotos oficiais de senadoras e senadores em exercício, organizadas de acordo com a composição atualizada do Senado Federal. O carômetro é utilizado para facilitar a identificação visual de parlamentares e é frequentemente exibido em espaços públicos e áreas de circulação interna.

Comunicação
Carrossel

Postagem que apresenta várias imagens ou vídeos em uma única publicação.

Jurídico
Carta precatória

Instrumento de cooperação por meio do qual uma autoridade judiciária solicita a outra que sejam praticados atos processuais na circunscrição desta (cf. art. 237, III, do CPC).

Jurídico
Carta rogatória

Instrumento de cooperação jurídica internacional por meio do qual autoridade judiciária brasileira solicita a autoridade estrangeira a prática de atos processuais relativos a processo em curso no Brasil (cf. art. 237, II, do CPC).

Economia
Cartel

Grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuação coordenada, com vistas a interesses comuns. O tipo mais frequente de cartel é o de empresas que produzem artigos semelhantes, de forma a constituir um monopólio de mercado. Os objetivos mais comuns dos cartéis são: controle do nível de produção e das condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima (cartel de compradores); fixação de margens de lucros e divisão de territórios de operação.

Comunicação
Catálogo no Sistema Cedoc

Conjunto de informações (metadados) essenciais para cadastro, organização e rastreabilidade de documentos audiovisuais relativos a um evento, programa ou produto. É um dossiê digital, em que podem ser colocados vários documentos, como diferentes versões ou materiais do conteúdo principal (master, pré-master, chamadas, banco de imagens).

Comunicação
Cedoc

Conjunto de sistemas de informação que possibilita a gestão (catalogação, descrição e indexação) de documentos audiovisuais digitais do Senado. O sistema organiza os documentos por catálogo, mídia, condição e unidade de descrição.

Para a TV Senado, o sistema armazena programas, além de receber e guardar as imagens transmitidas para a Central de Corte de Plenário (CCP).

Comunicação
Cenário

Conjunto de elementos físicos ou virtuais (objetos, cores, texturas, estilos, mobiliário) que define um espaço em estúdio com o objetivo de caracterizar um programa.

Comunicação
Cenas de corte

Cenas extras do cenário, do entrevistador e do entrevistado que servem para cobrir offs ou que são inseridas para editar uma sonora.