Jeova Antonio de Oliveira

Jeova Antonio de Oliveira
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Rui Antonio da Silva
  • Formação: Letras e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica
  • Estudante finalista: Iago Lina de Queiroz

*2º colocado estadual e Jovem Senador, uma vez que a primeira colocada no estado não pode participar.

 

Com 10 anos de Magistério, o professor Jeová é um antigo parceiro do Projeto Jovem Senador. Em dois anos consecutivos, foi orientador dos jovens senadores selecionados no Estado de Goiás. Em 2013, sua aluna Beatriz Vitalino Borges Pereira foi vencedora com a redação “Quando o gigante acorda” e, em 2014, o jovem senador foi Iago Lina de Queiroz com o texto “Ser filósofo, ser amor, ser Senador”, ambos do Colégio Estadual Rui Antonio da Silva, do município de Turvelândia-GO.

Jeová Antonio fala com orgulho do seu trabalho: “Como professor, posso afirmar que mais aprendemos que ensinamos, e é gratificante quando um aluno orientado por nós vence um concurso porque percebemos que nosso esforço valeu a pena e que nós podemos fazer a diferença”.  Quanto ao Jovem Senador, valoriza a iniciativa e fica feliz em ser parte dessa ação de educação política: “Participar do Projeto é ter a certeza que estamos no caminho certo, pois nossa educação precisa despertar em nossos alunos o desejo de participar ativamente da (re)construção do país e o Projeto Jovem Senadortraz essa oportunidade”.

Para mobilizar os alunos, o professor Jeová optou por diversificar as metodologias e fez uso de vídeos, músicas, leituras de textos, debates e uma ampla pesquisa na internet.

Quanto à participação no Jovem Senador, Jeová Antonio não tem dúvidas: “O Projeto foi um importante momento para que os alunos conhecessem as funções de um Senador, além de poder colocar-se como um deles e realizar mudanças necessárias para um país melhor”.

 

Uma mensagem para seus alunos

Ciente do potencial dos jovens, o professor Jeová incentiva em todos o pensar e o agir para a construção de um mundo melhor: “Gostaria de dizer aos meus alunos que ‘somos aquilo que plantamos’, sozinhos não somos nada, mas podemos ser uma sementinha que pode germinar e dar muitos frutos. Por isso é preciso ter coragem para arriscar, disso depende nossos sonhos e o futuro de nossa nação”.