Edson Marianelli Romanha

Edson Marianelli Romanha
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Morello
  • Formação: Licenciatura em Letras: Português-Português, Graduação em Direito, Especialização em Literatura Brasileira pela PUC-MINAS
  • Estudante finalista: Ana Paula Tristão Brumatti

Edson é professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Morello há 25 anos. Sua formação inclui a especialização em Literatura Brasileira.

Sobre a participação no Projeto Jovem Senador, diz: “muito gratificante. Todos os anos eu trabalho o Projeto Jovem Senador inserido no currículo de Língua Portuguesa para as turmas do Ensino Médio. Em 2012, uma aluna também foi classificada para participar em Brasília do Projeto e, agora, em 2018. O Projeto, além do concurso, que já é um incentivo à parte, contribui para aprimorar a escrita e ampliar o conhecimento em várias áreas”.

O professor Edson iniciou os trabalhos em sala motivando seus alunos, com uma apresentação onde citou a experiência da Jovem Senadora Jaqueline de Andrade Moro, finalista em 2012.  Em seguida, apresentou o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, e se surpreendeu: “muitos alunos não sabiam o que era uma Constituição ou nunca tinham visto. Levei alguns exemplares da nossa Constituição para a sala de aula para que os alunos tivessem esse contato. Como também sou formado em Direito, foi fácil explicar o que era e a importância de uma Constituição para um Estado democrático”.

Pesquisas em laboratório foram realizadas sobre o período que antecedeu e o que sucedeu a promulgação da Constituição: reportagens, artigos da época e atuais foram os materiais utilizados. Debates foram realizados entre os alunos, mediados pelo professor, e contaram com a participação do professor de História. Destaca o apoio da equipe pedagógica como um facilitador do Projeto na escola.

Para o professor, que também participa de outros projetos escolares com ênfase em Língua Portuguesa, o Jovem Senador é fundamental para a formação dos estudantes: “é uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento de assuntos do nosso país pertinentes ao jovem brasileiro, bem como de aprimorar a escrita do texto dissertativo-argumentativo”.

“A classificação da nossa aluna é motivo de orgulho e de incentivo para todos os alunos” declara o professor orientador sobre Ana Paula, a finalista que irá representar o Espírito Santo como Jovem Senadora.