Luana Gomes Barbosa

Luana Gomes Barbosa
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola
  • Formação: Advogada e professora de inglês e português
  • Estudante finalista: Dilson Gabriel Pieve

Minha vida profissional

Advogada formada há 15 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luana iniciou sua carreira no magistério, como professora de inglês e português, em 2015, nas escolas estaduais de Três Pontas-MG. No Jovem Senador é a primeira vez que participa e já conseguiu classificar o aluno Dilson Gabriel Pieve como Jovem Senador de Minas Gerais.

“Iniciei por acaso a lecionar e me apaixonei pela profissão. O carinho que recebo dos alunos, a troca de experiências e a possibilidade de contribuir para o futuro de conquistas dos alunos, fazem de mim uma professora encantada pelos alunos. Nós, professores, temos a possibilidade de trabalhar com um material humano diferenciado, uma vez que, em regra, são crianças com sede de saber, com mentes abertas para novos conhecimentos. Isso é fascinante!”.

 

Falando de Jovem Senador

Participando pela primeira vez do Jovem Senador, a professora Luana achou a experiência muito gratificante, pois os estudantes se mostraram muito interessados. “O maior interesse dos alunos era poder participar da atividade legislativa do Senado. Eu, como professora, tenho a missão de estimular o interesse dos alunos em participar de projetos como esse, uma vez que é de interesse da própria escola que os alunos participem de projetos que aumentem o seu conhecimento”.

“Eu já estava trabalhando a redação para o ENEM com meus alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Quando o tema do concurso promovido pelo Senado chegou para mim, eu o trabalhei com os alunos. O tema era muito atual, uma vez que o Brasil sediava as Olimpíadas. Assim, os alunos se interessaram em escrever as redações com o tema Esporte: educação e inclusão”.

Com a divulgação do resultado final e a classificação do estudante Dilson Gabriel Pieve não somente como a melhor redação do Estado de Minas Gerais, como também o melhor texto na etapa nacional do Jovem Senador 2016, a professora Luana era só felicidade. “Eu fiquei muito emocionada em saber que o meu aluno tinha sido o primeiro colocado nacional. Principalmente, por ser de uma cidade pequena e do interior. Muitas vezes, o exemplo que os alunos possuem é distante da realidade deles. E a vitória do Dilson mobilizou a cidade. É sinal de que todos os alunos oriundos de escolas públicas, se dedicados, persistentes, estudiosos e generosos, podem alcançar todos seus sonhos”.

 

Uma mensagem para seus alunos

A professora Luana Gomes acredita que o Projeto Jovem Senador contribui para uma maior visão política dos jovens alunos e deixa um recado especial para eles: “Costumo dizer para meus alunos, muitas vezes carentes, que as conquistas da vida têm muito mais a ver com as atitudes do que as circunstâncias. Por mais que as circunstâncias digam o contrário, se os alunos forem dedicados, estudiosos e persistentes, eles poderão alcançar todos os seus sonhos. Poderão conquistar o mundo. E o Dilson é um exemplo vivo do que falo”.

Veja vídeo do depoimento de Luana Gomes Barbosa.