Lilliane Leal Garcia

Lilliane Leal Garcia
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Márcio Ayres
  • Formação: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Técnica de Teatro
  • Estudante finalista: Raquel Iara Lavareda Jamacarú

Envolvida no universo educacional desde 1994, lá se vão mais de 22 anos de experiência no magistério e muita dedicação para se formar. Lilliane estudou no IEEP, foi professora particular, trabalhou em ONGs e em escolas da rede privada. Currículo variado e diversificado e cheio de vivências enriquecedoras.

“Minhas atividades profissionais, de modo geral, sempre estiveram relacionadas à educação. Fui, por exemplo, arte educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Atelier da Vida que levava arte e educação para jovens em situação de risco. Hoje, na escola, busco desenvolver o projeto de Teatro e o de Reescrevendo Minha História”.

Mas, para a professora Lilliane, suas maiores realizações aconteceram na escola pública, onde está desde 2007. “Foi na rede pública estadual que vi o quanto que nós, professores, temos uma missão profissional árdua, mas não menos desafiadora e transformadora. Somos, muitas das vezes, as maiores referências daqueles alunos; somos seres que os fazem sonhar, acreditar em um mundo melhor. Assim no exercício de minha profissão, busco desenvolver atividades/projetos que mantenham diálogos entre o teatro e a língua portuguesa objetivando fazer com que eles (re) descubram a leitura e a escrita através de suas próprias referências fortalecendo, assim, seus saberes e sua autoestima”.

 

E por falar de Jovem Senador...

Nossa querida professora Lilliane é uma especialista em Jovem Senador. Já conseguiu classificar três alunos: Silvia Barreto em 2011, Antonio Victor em 2013 e Raquel Iara em 2014. “Cada uma dessas conquistas tem um sabor diferente, único, mas todas tem uma grande vitoriosa: a Educação!”.

Em sala de aula, os preparativos para o Jovem Senador são voltados para a prática da leitura e da escrita. “Antes de chegarmos ao texto escrito acerca do tema Se eu fosse Senador..., conversamos com nossos alunos sobre política, sociedade, democracia, ponto de vista, argumentação, eleições. Realizamos debates em algumas salas objetivando estimular a participação não só escrita, mas também oral dos estudantes fortalecendo, assim o exercício da cidadania”.

Segundo a professora Lilliane, o Projeto Jovem Senador contribui para a formação dos alunos, pois não é possível participar da iniciativa sem falar de cidadania, ética, sociedade e política. “Quero dizer, o Jovem Senador é um estímulo concreto para provocarmos, em sala de aula, o exercício da ética, da democracia e da cidadania”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Conheça e supere seus limites! Você pode ir muito mais além, muito mais além!”.