Ricardo Cetraro Braga

Ricardo Cetraro Braga
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual em Tempo Integral Marcantonio Vilaça I
  • Formação: Formado em Letras e Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior.
  • Estudante finalista: Nataly Gonzaga Prestes

Com mais de 20 anos de Magistério, o professor Ricardo Cetraro tem uma carreira extensa, tendo lecionado tanto no Ensino Básico quanto na Educação Superior. Iniciou suas atividades no Ensino Fundamental, em várias escolas estaduais, entre elas, a Nilo Peçanha, Ronaldo Thompson, Arthur Soares Amorim, Dom Milton Corrêa Pereira e José Bernardino Lindoso.

Atualmente, dedica-se à área de Produção Textual, exclusivamente para alunos finalistas do Ensino Médio, na Escola Estadual em Tempo Integral Marcantonio Vilaça I. Paralelamente, nessa mesma unidade, exerce também a função de Coordenador da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

No Ensino Superior, participa com regularidade de cursos voltados para a formação de professores do Ensino Básico, tanto na capital como também nos demais municípios do Estado do Amazonas.

 

Participando do Jovem Senador

Ao falar de sua participação no Jovem Senador, Ricardo usou apenas duas palavras: gratificante e inesquecível. “O porquê destas expressões é devido à grandiosidade quanto ao reconhecimento que este referido e evento representa e gera em nível estadual e nacional. Senti-me enormemente feliz quando fui comunicado do resultado final alcançado por minha orientanda e principalmente por ter sido o seu orientador”.

Segundo o professor Ricardo Cetraro, “o tema do Jovem Senador de 2014 – Se eu fosse Senador... – chamou a atenção dos discentes e provocou muitas dúvidas. Várias consultas e pesquisas foram realizadas em diferentes fontes de informação, para que os alunos pudessem identificar a responsabilidade e o papel do senador no cenário político nacional”.

Na opinião de Ricardo, valeu todo o esforço empreendido na produção textual para alcançar a vitória de sua aluna Nataly Gonzaga Prestes. Foram realizadas “várias leituras e releituras, escritas e reescritas, acompanhadas de discussões e revisões foram itens continuamente presentes e necessários”. Com o anúncio da seleção estadual, a alegria contagiou e o professor Ricardo viu o reconhecimento e a premiação de um trabalho desenvolvido com muita dedicação e esmero, principalmente pela jovem estudante Nataly.

 

E por falar em dedicação...

Engajado e sempre atento às demandas de seus alunos, o professor Ricardo participa de projetos voltados para o aperfeiçoamento da formação escolar como o Programa Ciência na Escola, desenvolvido nos anos 2008 a 2009, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Interessado também em atividades de iniciação científica, coordenou pesquisas voltadas para a análise do ambiente e das práticas escolares como “A análise da prática interpretativa na Escola Estadual Marcantonio Vilaça” (2008) e “A análise da prática redacional na Escola Estadual Mancatonio Vilaça”(2009). Em ambos os projetos orientou, ainda, quatro alunos do Ensino Médio que conquistaram bolsas de estudos para participar de outros trabalhos de pesquisa e análise de dados. Além dele, apenas quatro discentes foram selecionados para participar dessas atividades – “foram momentos de intensas leituras e pesquisas acompanhadas de discussões e reflexões”.

 

Um recado para seus alunos

A partir de sua experiência de vida, o professor Ricardo deixa o seguinte recado para seus alunos e demais estudantes brasileiros: “Jamais desistam de seus sonhos e objetivos de vida. Todos os seres humanos são capazes de torná-los realidade”.