Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Rosemeri Krumenaur

Rosemeri Krumenaur
  • Ano de participação: 2013
  • Cidade: -
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos
  • Formação: Licenciatura em Letras – Português/Inglês
  • Estudante finalista: Lucas Evangelista de Lima Terceiro

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” - Fernando Pessoa

A professora Rosemeri atua na área de Educação há mais de 12 anos e começou seu trabalho docente ministrando aulas de Inglês. Há mais de 10 anos leciona Língua Portuguesa no Ensino Médio e procura adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e que estimulem a reflexão e análise crítica. Experiente, Rosemeri Krumenaur já foi finalista, em 2012, na Olimpíada de Língua Portuguesa, no gênero Artigo de Opinião.

Para Rosemeri, participar do Projeto Jovem Senador foi uma ótima experiência, pois complementou o trabalho iniciado com seus alunos desde o início do ano letivo, aproveitando a iniciativa e promovendo uma sequência didática com conteúdos relacionados à leitura e à produção de textos. “Gosto muito de realizar projetos na área de Literatura, através de atividades diferenciadas (vídeos, documentários, seminários, dramatizações, produção de revistas e jornais), que visam despertar nos alunos o interesse pela leitura e o aprimoramento da escrita”.

Com a abertura do tema proposto pelo Jovem Senador em 2013 – “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” – Rosemeri aproveitou o momento político brasileiro, com as manifestações populares que ocorreram no País, e estimulou seus alunos a pesquisarem sobre a história de outros movimentos do gênero que tenham sido exemplos de Democracia, Cidadania e Participação.

Num segundo momento, a professora orientadora realizou debates sobre temas relacionados à sociedade, tais como: política, saúde, educação, segurança pública, distribuição de renda, direitos e deveres, entre outros. “Após os debates, os alunos produziram textos coletivos para apresentação aos colegas em sala de aula. Na última etapa, foi realizada a produção individual dos textos, quando houve o processo de escrita e reescrita para aprimoramento dos mesmos”. Ao final, a própria turma selecionou as melhores redações.

Feliz com a seleção do estudante Lucas Evangelista de Lima Terceiro como Jovem Senador, a professora Rosemeri também celebrou a conquista dos demais estudantes, pois todos, ao final do processo, tiveram uma grande evolução na qualidade das produções escritas. “Participar do Projeto Jovem Senador foi muito importante, pois despertou nos alunos o senso crítico e a consciência política e social”.

Sempre confiante na capacidade seus alunos, a professora orientadora Rosemari deixa um recado para todos eles: “Para se ter sucesso e alcançar seus objetivos é necessário muita dedicação, disciplina,  persistência e principalmente acreditar  nos seus sonhos”.

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