Revista de Informação Legislativa abre inscrição para artigos sobre primeira constituinte

28/04/2023, 14h15

Como parte das comemorações dos 200 anos da instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, em 1823, a Revista de Informação Legislativa(RIL) abriu chamada especial de artigos científicos com o eixo temático “Senado 200 Anos – atuação e desafios”.

Pesquisadores com doutorado e pós-doutorado devem enviar seus textos até 31 de julho de 2023, com temas restritos ao eixo temático proposto e dentro das áreas do direito, da ciência política ou das relações internacionais.

A publicação também marca os 60 anos da publicação, que divulga artigos inéditos predominantemente nas áreas de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais.

Seleção

O chefe do Serviço de Publicações Técnico-Legislativas e editor-executivo da RIL, Raphael Rocha Melleiro, esclarece que para a edição comemorativa, cada trabalho passará por três etapas de avaliação adotadas pela equipe editorial. Os artigos selecionados serão publicados na primeira edição de 2024, de janeiro a março. Os textos aprovados e não selecionados poderão ser publicados em números posteriores.

— A RIL é classificada como A2 em direito, ciência política e relações internacionais pelo sistema de avaliação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Isso produz um impacto muito positivo no currículo do pesquisador que publica em um periódico tão bem avaliado. Mas, além desse impacto curricular, ter um trabalho na RIL acrescenta relevância ao estudo, já que a revista é considerada de excelência internacional — afirmou Melleiro.

Os textos devem ser encaminhados para o e-mail ril@senado.leg.br com a indicação, no campo assunto, de que o trabalho se destina à edição comemorativa. Os requisitos a serem seguidos estão disponíveis na página da revista na internet.

Publicação

A RIL é uma publicação trimestral, produzida pela Coordenação de Edições Técnicas do Senado Federal, ininterruptamente, desde 1964. Sua missão é contribuir para a análise dos grandes temas em discussão na sociedade brasileira e, consequentemente, em debate no Congresso Nacional.

O periódico é disponibilizado nas versões impressa e digital. A versão impressa é distribuída exclusivamente para bibliotecas e órgãos públicos cadastrados. Mais detalhes sobre a submissão de artigos podem ser obtidos no site da revista no portal do Senado.

Saiba mais sobre as comemorações dos 200 anos do parlamento aqui.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid