Beto Faro destaca Marcha dos Prefeitos e Grito da Terra

Da Agência Senado | 21/05/2024, 17h41

O senador Beto Faro (PT-PA) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (21), a realização da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece nesta semana, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O parlamentar ressaltou que os prefeitos estão mais próximos aos anseios e necessidades da população e, por isso, a voz deles é importante em um momento de grandes decisões para o Brasil. Faro relatou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura do evento e anunciou a renegociação sobre a desoneração da folha e a negociação das dívidas das prefeituras.

— Ao longo dos últimos anos, o Brasil tem passado por um período de grandes desafios: a pandemia de covid-19, a crise econômica e a instabilidade política abalaram as estruturas do nosso país. Mas, em meio a tanta dificuldade, vocês [prefeitos] demonstraram força, resiliência e compromisso com o bem-estar do nosso povo. Vocês enfrentaram a pandemia de frente, tomando medidas para proteger a saúde da população e garantir o funcionamento dos serviços essenciais. Buscaram minimizar os impactos da crise econômica, criando programas de apoio às famílias mais necessitadas e investindo em obras e serviços que impulsionaram a economia local.

Faro também lembrou que acontece nesta semana o 24º Grito da Terra Brasil, evento que reúne agricultores familiares em Brasília para reivindicar políticas públicas que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar, para uma reforma agrária mais eficiente e para a valorização da alimentação saudável, que respeite e cuide do meio ambiente.

— A agricultura familiar é a base da nossa alimentação. São os pequenos agricultores que produzem cerca de 70% dos alimentos que consumimos no Brasil, utilizando métodos sustentáveis que preservam o meio ambiente e garantem a qualidade dos alimentos. No entanto, apesar da sua importância, a agricultura familiar ainda enfrenta diversos desafios, como a falta de acesso à terra, ao crédito, à assistência técnica e a mercados. Por isso, o Grito da Terra Brasil é uma oportunidade para dar visibilidade a esse desafio e reivindicar políticas públicas que garantem o desenvolvimento da agricultura familiar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)