Alan Rick reforça pedido ao governo para os afetados pelas enchentes no AC

Da Agência Senado | 27/02/2024, 19h19

O senador Alan Rick (União-AC) informou, em pronunciamento nesta terça-feira (27), que está em contato com ministros e comandantes das Forças Armadas para pedir apoio nas ações de auxílio humanitário aos atingidos pelas enchentes no Acre. O estado enfrenta cheias históricas em rios e igarapés, que levaram o governo a decretar estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos.

De acordo com o senador, já faltam alimentos e remédios em vários municípios. Em outros, o fornecimento de energia elétrica foi cortado devido ao risco de choques. Ele informou ter pedido o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, que coordena a força-tarefa do governo federal para garantir o socorro à região.

— Existe todo o movimento: uma força-tarefa que nós estamos ajudando para salvar a população do Acre neste momento tão difícil. Nosso povo é acostumado às enchentes, nosso povo já tem as cheias dos rios como um fato quase que cotidiano. Mas, nos últimos anos, as cheias têm sido muito mais violentas e acarretado muito mais prejuízos ao estado e à nossa população. 

No seu pronunciamento, também falou sobre a necessidade de apoio do Ministério da Agricultura para garantir crédito e perdão de dívidas dos produtores atingidos. Além disso, Rick disse ter pedido o apoio do Exército, da Força Aérea e do Ministério da Defesa para garantir aeronaves e helicópteros que cheguem aos municípios isolados pela água. Foram enviados, ainda, ofícios ao Ministério dos Povos Indígenas e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para tratar da situação nas aldeias.

Boletim

De acordo com o governo do Acre, mais de 11 mil pessoas foram afetadas pelas cheias. De acordo com o último boletim, divulgado pelo governo nesta terça-feira, nas dez cidades com situação mais crítica há 57 abrigos públicos que atendem 5.402 pessoas desabrigadas. Além disso, há 5.720 pessoas desalojadas, que foram para casa de familiares ou amigos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)