Seif elogia fala de Pacheco sobre legitimidade do Congresso

Da Agência Senado | 18/10/2023, 10h42

O senador Jorge Seif (PL-SC) parabenizou, em pronunciamento na terça-feira (17), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por ter defendido a atribuição e a legitimidade do Congresso Nacional de legislar, durante o I Fórum Esfera Internacional, realizado em Paris no último sábado (14).

— Nessa sua última missão na França, o senhor [presidente Rodrigo Pacheco] resgatou a dignidade, resgatou-a e fez o que os nossos eleitores, os brasileiros de todos os cantos do Brasil esperavam: o senhor, com toda a diplomacia, educação, falou: "Não é revanchismo. Não é guerra [entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal]. Não é briga. Não é nada, senão, realmente, uma discussão". Me orgulho da sua conduta, da sua postura, sem ofender, sem agredir, que provavelmente não teria essas qualidades e esse tato que o senhor tem, talvez por isso o senhor seja presidente desta Casa e eu não — disse.

Seif ainda destacou a conduta de Pacheco em prol do que classifica como "prerrogativas" dos brasileiros. Ele elogiou a postura do presidente do Senado, para quem cabe ao Congresso discutir temas como o Marco Temporal de Terras Indígenas, a descriminalização de drogas e o aborto.  

— Quero parabenizá-lo e agradecê-lo por defender aqueles que nos elegeram para legislarmos, e não para assistir a nenhum outro Poder o fazer pelo Parlamento brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)