Mauro Carvalho anuncia proposta para reintegrar idosos no mercado de trabalho

Da Agência Senado | 05/10/2023, 10h54

O senador Mauro Carvalho Junior (União-MT) anunciou em pronunciamento em Plenário na quarta-feira (4) a apresentação de projeto para retirar a obrigatoriedade de cobrança de FGTS e contribuição previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados que já sejam aposentados e criar cadastro específico de vagas de trabalho para aposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). O senador destacou a importância da reintegração de aposentados no mercado de trabalho.

— Com isso, vamos atrair para novos empregos, não estou tirando emprego de nenhum jovem do mercado de trabalho; muito pelo contrário. Se eu tenho uma empresa que gera dez empregos e eu vou contratar o 11º, eu posso dar a oportunidade para contratar um aposentado — disse.

De acordo com o senador, a proposta isenta o empresário de FGTS e do INSS, enquanto o aposentado pagaria apenas uma alíquota reduzida de INSS. Segundo Carvalho, isso seria uma solução para a insuficiência financeira e problemas de convívio social enfrentados pelos idosos. Ele relatou que o projeto tem sido criticado por alguns entes federativos, que alegam impacto financeiro, mas ele argumentou que essa medida traria benefícios financeiros e sociais para o país.

— O lucro do governo é diferente do mundo privado. O lucro do governo é um lucro social; e esse projeto é um projeto de inclusão social. [...] Conto aqui com todos os senadores no apoio desse projeto [...], para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho trazendo a sua experiência, trazendo a sua maturidade, trazendo o seu conhecimento e transferindo o conhecimento para os mais jovens — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)