Senado se ilumina para o Outubro Rosa

Da Comunicação Interna | 02/10/2023, 11h26 - ATUALIZADO EM 02/10/2023, 19h45

O mês de outubro começou e, com ele, a iluminação especial do Senado em apoio à campanha Outubro Rosa. O pedido para que o edifício do Congresso se ilumine de rosa foi feito pelas senadoras Leila Barros (PDT-DF), procuradora especial da mulher, e Damares Alves (Republicanos-DF), pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e pelo Ministério da Saúde.

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. O objetivo da campanha é alertar a população para a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha conscientiza também sobre o câncer de colo uterino, a terceira neoplasia mais incidente na população feminina brasileira, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além de hábitos de vida saudáveis, a prevenção é feita por meio dos exames periódicos de mamografia, para o câncer de mama, e Papanicolau, para o câncer de colo de útero. A Lei 11.664, de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção e o tratamento desses cânceres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)