Izalci quer que Haddad explique proposta de novo arcabouço fiscal

Da Agência Senado | 20/03/2023, 19h06

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) informou, em pronunciamento nesta segunda-feira (20), que pediu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) convidar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para explicar a proposta do governo sobre o novo arcabouço fiscal.

— Não dá para você discutir a reforma tributária, qualquer que seja ela, sem conhecer, de fato, a proposta do governo. Porque esse tipo de reforma demanda realmente o envolvimento do Executivo — afirmou.

O senador também defendeu um novo pacto federativo, que não trate apenas da distribuição mais adequada dos recursos arrecadados entre a União, os estados e os municípios. Para ele, é necessário integrar esses entes federados, de modo a tornar a prestação de serviços nas áreas da saúde e da assistência social mais barata e eficaz. Ele citou a questão do gerenciamento dos estoques públicos.

— Muitas vezes a mercadoria chega, gasta-se a mais recente e a que estava armazenada antes vence e depois é incinerada. Esse tipo de controle é básico. Outro exemplo é a marcação de consulta via aplicativos, que é a coisa mais simples do mundo. Pois a pessoa não tem que sair de casa, pegar um ônibus e depois ouvir que precisa retornar daqui a seis meses — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)