Senado aprova criação do Dia Nacional da Filantropia

Da Redação | 15/10/2019, 22h09

O Plenário aprovou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei (PL) 2.117/2019, que institui o Dia Nacional da Filantropia, a ser comemorado anualmente dia 20 de outubro. A proposta segue para sanção presidencial.

Na Comissão de Educação (CE), o senador Irajá (PSD-TO), explicou a origem do termo.

— A palavra filantropia vem dos termos gregos philos e anthropos, que significam respectivamente “amor” e “ser humano”. Ou seja, podemos dizer que a filantropia significa amor ao ser humano, ou à humanidade. A filantropia no Brasil remonta à época do descobrimento, com a fundação da Santa Casa de Santos, em 1543 — detalhou Irajá quando o projeto foi aprovado em setembro..

O senador explicou que a Santa Casa de Santos oferecia abrigo e alimentação e, com o passar dos anos, as instituições filantrópicas modificaram-se e multiplicaram-se. Hoje, informou Irajá, mais de 9 mil instituições beneficentes de assistência social praticam a filantropia de forma reconhecida pelo Estado brasileiro, "formando uma rede importante de entidades que buscam ajudar o próximo, complementando e muitas vezes substituindo o papel do poder público".

Na justificativa, os autores do projeto, os deputados federais Antonio Brito (PSD-BA) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), dizem que a iniciativa pretende dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade.

Ainda de acordo com os autores, a filantropia é uma prática filosófica de compaixão pelo semelhante e de caráter altruísta, pois promove a inserção de pessoas em um “sistema organizado de construção do desenvolvimento, por meio da promoção da saúde, da educação, da capacidade profissional, da conscientização em relação ao ambiente em que vivemos, tendo uma capilaridade que lhe permite chegar onde o Estado não consegue, com eficiência, economia e dedicação, sendo os desafios encarados como missão”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)