Senado do Brasil e Parlamento de Israel estreitaram relações nos últimos anos

Da Redação | 28/01/2019, 20h07

Nos últimos anos, o Senado Federal e o Parlamento de Israel (Knesset) estreitaram relações com intercâmbios institucionais. Em setembro do ano passado, uma comitiva israelense foi recebida no Senado para troca de experiências nas áreas de acessibilidade, visitação institucional, segurança e policiamento e política institucional de equidade de gêneros, lembra a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

Nesta segunda-feira (28), chegou ao Brasil uma equipe de mais de 130 militares israelenses que já estão ajudando nos trabalhos de resgate na região de Brumadinho (MG), onde o rompimento de barragens com rejeitos da mineradora Vale que pode ter matado mais de 300 pessoas. A diretora-geral do Senado, que já morou em Israel na juventude e tem uma irmã que mora lá atualmente, lembrou que esse tipo de ajuda já foi feito por Israel em vários países, inclusive na América do Sul.

— O governo israelense tem tradição de oferecer esse tipo de ajuda a países em casos de desastres. Eles oferecem essa solidariedade a outros países e ofereceram ao Brasil com muita rapidez — disse a diretora-geral, lembrando que, além de militares treinados, a ajuda atual ao Brasil envolve equipamentos de alta complexidade e até cães farejadores.

Além disso, o Parlamento de Israel enviou ao Congresso Nacional carta oficial de condolências e solidariedade às vítimas de Brumadinho.

Em fevereiro de 2018, comitiva do Senado brasileiro participou em Israel de seminário com outras 28 delegações de parlamentos estrangeiros.

— Nós apresentamos um trabalho sobre equidade de gênero no Senado Federal — recorda a diretora-geral.

Em setembro de 2018, lembra Ilana Trombka, o intercâmbio de informações e experiências junto à comitiva do Knesset foi frutífera, podendo apresentar particularidades sobre o Senado ao diretor-geral do Parlamento de Israel, Albert Sakharovich. Os principais temas em ambos os encontros foram visitação institucional, segurança e policiamento, acessibilidade, equidade de gênero e responsabilidade socioambiental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)