CE aprova título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica a Tércio Pacitti

Da Redação | 07/08/2018, 14h40

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 66/2018, que outorga o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica à figura do Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti. O projeto segue para votação no Plenário.

Devido às suas colaborações na área da computação, o engenheiro dá nome ao Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atuou como professor. Pacitti morreu em 2014, aos 85 anos.

O projeto, de autoria da Presidência da República, considera que o major-brigadeiro Tércio Pacitti “foi responsável pela concepção e pela implementação da tecnologia da informação no Comando da Aeronáutica e no país”.

O relator da proposta, senador Pedro Chaves (PRB-MS), é favorável: “Não há dúvida de que foi grande a relevância de Tércio Pacitti como pioneiro da informática no país, tanto no que se refere a seu estudo e a concepções teóricas, como na criação de cursos e instituições, juntamente com a aplicação da respectiva tecnologia, especialmente no âmbito da Aeronáutica”.

Audiência pública

Na reunião, foi aprovada ainda a realização de uma audiência pública para promover consulta, junto a entidades da sociedade civil, a respeito da proposta de instituição, por lei, do Dia Nacional de Conscientização das Doenças Dermatológicas Hereditárias, as Genodermatoses. A data será informada posteriormente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)