Impactos econômicos da crise na segurança pública serão analisados pela CAE

Da Redação | 20/02/2018, 12h27

A pedido do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a Comissão de Assuntos Econômicos vai avaliar ao longo de 2018 as ações do Executivo na segurança pública e seus impactos econômicos e orçamentários. O requerimento foi aprovado nesta terça-feira (20).

Todos os anos, as comissões do Senado escolhem uma política pública para ser avaliada. Dessa vez, Tasso, que é o presidente da CAE, alegou que questão da segurança ganhou grande relevância para o país, e a comissão não poderia se omitir diante do problema.

Segundo ele, a violência tem impactos diretos na economia de estados e municípios, como a diminuição da capacidade de investimento e o afastamento dos investidores.

Ainda conforme o senador, outro aspecto relevante a ser considerado é a baixa execução de verbas orçamentárias no setor, alvo de frequentes contingenciamentos, além da desproporcionalidade na distribuição de recursos entre União, Estados e Municípios.

— Há décadas, planos e políticas na área são lançados com resultados aquém do esperado. O Brasil vive crise grave que culminou na intervenção federal no Rio de Janeiro. Apesar do tema estar mais perto da CCJ, o problema é de tal amplitude que a CAE pode e deve contribuir com soluções — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)