CPI do BNDES e CPI Mista da JBS vão ouvir irmãos Batista em audiência conjunta

Da Redação | 25/10/2017, 18h06

A CPI do BNDES aprovou, na tarde desta quarta-feira (25), a realização de uma audiência conjunta com a CPI Mista da JBS. Na audiência, serão ouvidos os irmãos Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS. A audiência conjunta é sugestão do relator da CPI do BNDES, senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

Também foi aprovada uma série de requerimentos que pedem a quebra do sigilo de operações do BNDES com empreiteiras para obras no exterior. É o caso do Aqueduto do Chaco, na Argentina, obra liderada pela Construtora OAS, e a construção da segunda ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela, pela Odebrecht. Outra obra atingida é a construção da Barragem de Moamba Major, na Província de Caputo, em Moçambique, pela Andrade-Gutierrez.

Guido Mantega

O presidente da comissão, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou que foi adiada a reunião para ouvir o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O pedido partiu do ex-ministro, que informou à comissão que sua esposa está internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), necessitando de seu apoio pessoal. Marcada para a próxima semana, a oitiva ainda não tem data para ocorrer.

A CPI foi criada para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial a linha de financiamento específica à internacionalização de empresas, a partir do ano de 1997. Autorizada a funcionar até o dia 22 de dezembro, a comissão é composta por 13 senadores e oito suplentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)