Aberta no Senado a exposição 'Fallas do Throno'

Da Redação | 31/08/2017, 20h04

Foi aberta nesta quinta-feira (31) no Senado a exposição Fallas do Throno, com 73 manuscritos originais de discursos feitos na abertura e no encerramento das sessões legislativas da Assembleia-Geral na época do Império, entre 1826 e 1889.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, abriu a exposição. Ele observou que passa a ser oferecida ao público uma parte importante do acervo histórico e documental do Senado, com informações cruciais sobre a vida política do império. Ele enfatizou que a série de discursos integra desde 2014 o programa Memórias do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

— Trata-se de um conjunto único e original, de valor para a sociedade brasileira, que retrata o pensamento político da monarquia brasileira. O Senado é o guardião da memória legislativa do país e cumpre a missão de preservar o seu legado histórico. Hoje toda memória do Senado Federal é gerenciada com tecnologia de ponta e técnicos muito bem qualificados. Talvez no Brasil inteiro não se encontre um quadro técnico qualificado e dedicado como o quadro técnico a que pertencem homens e mulheres que fazem o dia a dia do Senado Federal — afirmou o presidente da Casa, para quem "um povo sem memória não tem como compreender o seu presente”.

Além de Eunício, participaram da cerimônia o ex-presidente do Senado e da República, José Sarney, o curador artístico e coordenador do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Wagner Barja, da diretora-geral, Ilana Trombka, e da chefe do Serviço de Arquivo Histórico, Rosa Vasconcelos. A Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (Obach) executou peças de Antonio Vivaldi (1678-1741) e Carlos Gomes (1836-1896).

Tesouro

José Sarney afirmou que os discursos tratam de temas importantes, como a promoção da democracia, os direitos humanos e o livre comércio.

— O Senado guarda um tesouro, uma oportunidade história que teve grande importância no Segundo Reinado. É a história do Brasil desdobrada nas propostas e no debate dos problemas do país — disse Sarney.

Após a leitura de trechos de alguns dos discursos — como o da Princesa Isabel sobre o fim da escravidão — Rosa Vasconcelos, responsável pela curadoria de conteúdo da exposição ao lado de Antônio Barbosa, professor de História e consultor legislativo aposentado, agradeceu o trabalho de todas as equipes da Casa responsáveis pela produção da mostra e de sua abertura. Ela apontou ainda a importância das instituições e do período imperial na construção da identidade do Brasil.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da exposição Fallas do Throno o embaixador de Portugal, Jorge Cabral, o chefe de gabinete do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcos Mantoan, o coodernador de Comunicação e Informação da Representação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), o secretário-geral da Mesa da Casa, Luiz Fernando Bandeira, além de prefeitos e vereadores do Ceará e de Zilda Maria Martins, filha de José Martins Rodrigues, deputado federal pelo Ceará de 1955 a 1969.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)