Renan acredita em votação tranquila da PEC do Teto de Gastos

Da Redação | 13/12/2016, 11h35

Na chegada ao Senado, na manhã desta terça-feira (12), o presidente da Casa, Renan Calheiros, disse a jornalistas que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2015, que impõe um teto para os gastos públicos, deve ser votada de forma tranquila.

— Já votamos a PEC com 61 votos em primeiro turno e vamos fazer agora a votação em segundo turno. Nem emenda cabe fazer, será uma votação tranquila. Seguimos calendário acertado com a oposição — disse.

A previsão de Renan é que a proposta seja aprovada nesta terça-feira em segundo turno, sendo promulgada na quinta-feira (15).

O presidente do Senado ressaltou ainda os esforços do Legislativo em aprovar medidas importantes para a superação de crise enfrentada pelo país.

— O Senado tem cumprido a sua parte. Nos últimos dias deliberou sobre quinze importantes matérias. O Senado não é fator da crise, o Senado é ponto de equilíbrio e tem feito seu papel – frisou.

Delações

Questionado sobre as delações no âmbito da Operação Lava Jato e denúncias apresentadas pelo Ministério Público, Renan disse ver motivação política na ação do órgão.

— O Ministério Público, infelizmente, passou a fazer política e, quando faz política, perde a condição, definitivamente, de ser o fiscal da lei — opinou.

O parlamentar criticou o fato de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter incluído na equipe da Lava Jato integrantes do MP que foram indicados para conselhos superiores do Judiciário, mas não foram aprovados pelo Senado.

— Depois que o procurador Janot colocou na força tarefa três membros do MP rejeitados pelo Senado Federal para o Conselho do Ministério Público e para o Conselho Nacional de Justiça já se demonstra o que ele está pretendendo fazer com o Senado — completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)