Projeto Jovem Senador tem sua 6ª edição este ano

Da Redação | 25/11/2016, 17h03

O Projeto Jovem Senador, do Senado Federal, terá sua 6ª edição este ano, de 28 deste mês a 3 de dezembro. Participam 27 "jovens senadores", estudantes selecionados por meio de concurso de redação, representando cada um dos estados brasileiros, que por uma semana vivenciam, em Brasília, as atividades do Senado, acompanhados de seus professores orientadores.

A agenda dos jovens senadores começa com uma reunião de boas-vindas na segunda-feira (28) com a presença da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, do secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, e do consultor-geral do Senado, Danilo Augusto Barboza de Aguiar. A alunos e professores vão receber as primeiras informações sobre o projeto e também como serão desenvolvidos os trabalhos dos jovens senadores na Casa.

Na terça-feira (29), às 11h, no Plenário, será realizada sessão de posse e premiação dos estudantes por sua colocação no concurso de redação que os "elegeu" . O evento terá a participação do Presidente do Conselho do Jovem Senador, Senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Em seguida, os alunos vão escolher aqueles que irão ocupar os cargos de presidente, vice-presidente e secretário da Mesa Jovem. Todos os jovens senadores podem se candidatar e os três escolhidos terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos que irão desenvolver.

Depois de constituída a Mesa Jovem, os trabalhos legislativos têm início, sempre acompanhados pela equipe da Consultoria Legislativa do Senado Federal. Os alunos são divididos em comissões e todas as atividades são orientadas de modo que os jovens senadores possam atuar como se fosse, senadores, apresentando proposições, discutindo o formato legal e defendendo seus pontos de vista.

Os trabalhos serão encerrados na sexta-feira (3), com a discussão final no Plenário do Senado de todas as propostas apresentados durante os trabalhos. As proposições dos alunos tem a tramitação iniciada como sugestão, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, se aprovadas, poderão tramitar como projeto de lei do Senado Federal.

Desde a primeira edição do projeto, em 2011, o 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte das proposições trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.  Três delas foram aprovadas no Senado Federal e já estão na Câmara dos Deputados desde novembro de 2014; o PLS 467/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incumbir o sistema de ensino a identificar os estudantes de baixo rendimento e prover-lhes plano de recuperação; o PLS 185/2012, que assegura a presença de professores devidamente qualificados nas redes públicas de ensino; e PLS 426/2015, que dispõe sobre serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho. Os projetos estão especialmente voltados para solucionar os problemas que os próprios alunos enfrentam em sua rotina de estudante, na relação com a escola, com os profissionais da área e com a qualificação profissional para inserção futura no mercado de trabalho.

A lista completa dos vencedores do concurso de redação, agora jovens senadores, está no site www.senado.gov.br/jovemsenador. Mais de 6 mil professores atuaram como orientadores e mais de 282 mil estudantes em todo o país escreveram redações com o tema “Esporte: educação e inclusão”.

O primeiro lugar ficou com a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”, do aluno Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, do município de Três Pontas, no estado de Minas Gerais. Em segundo lugar, ficou a redação “Transformando pelo esporte”, da aluna Isabelle da Silva dos Santos, do Colégio Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal. A terceira melhor redação foi “Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania”, da aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, do município de Macaparana, Pernambuco.

Os perfis dos alunos e dos professores orientadores, bem como os principais números de desempenho do Jovem Senador 2016 estão aqui disponíveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)