Dilson Gabriel Pieve

Masculino
2016
Primeiro colocado nacional
Primeiro colocado estadual
Três Pontas
Minas Gerais

Uma frase que gosta: “Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto” – Carl Sagan

 

Meu perfil...

Interessado pela área de Ciência e Tecnologia, o novo Jovem Senador de Minas Gerais tem como projeto principal ingressar na vida acadêmica. “Quero viver entre computadores, livros, informações, pesquisas e pessoas que me incentivem a desenvolver minhas habilidades”.

Sobre a participação política dos jovens acredita que está se ampliando, mas que há muitas barreiras a enfrentar: “Percebo em meu meio social que a discussão sobre política está aumentando ao longo dos anos, isso é realmente importante. Entretanto, a intolerância e desrespeito estão crescendo na mesma proporção, nesse sentido, o jovem ainda deve amadurecer para conseguir participar de maneira proveitosa na política. Assim, a participação dos jovens deve ser feita pela interação, ou seja, opinando e debatendo para chegar com todos a um melhor consenso”.

Como figura pública de destaque, Dilson Gabriel indicou o matemático, astrônomo e físico alemão, Carl Friedrich Gauss, por considerar que o pesquisador desenvolveu a ciência de maneira exemplar e serve de inspiração para os jovens interessados nas mais diversas áreas da Ciência.

Em suas horas livres, gosta de ouvir música, programar, jogar online, conversar com os amigos e, principalmente, aprender e entender mais sobre o Universo. Para Dilson Gabriel, há sempre algo a aprender e devemos estar abertos para o conhecimento, seja pela leitura ou apenas conversando com alguém. Tem muitos livros favoritos, mas indicou o clássico “Como vejo o mundo”, de Albert Einstein. Gênero musical favorito: Rock clássico.

Dilson Gabriel sempre gostou de participar de novas iniciativas e com o Jovem Senador não foi diferente. Ao saber do projeto em sua escola, logo se interessou em fazer a redação e também ficou animado porque o tema da edição de 2016 – “Esporte: educação e inclusão” - estava relacionado com o clima de Olimpíadas que tomou conta do País, tendo sido uma “verdadeira inspiração”.

Ao saber do resultado de sua seleção, o Jovem Senador de Minas Gerais ficou ainda mais surpreso com a classificação em primeiro lugar nacional: “Foi uma surpresa, uma vez que não tinha a expectativa de ser o primeiro colocado”. A celebração não podia ser outra, junto com os amigos, a alegria e o apoio de sua família.

O esporte como agente transformador de pessoas e situações
não
Dados Pessoais do Aluno
não
(35) 997649578 (Celular)
VANDYKAUV.VK@GMAIL.COM (Pessoal)
118.830.706-19
PC-MG 20852995
37190-000
Rua Manoell Alexandre ,13
Jardim das Acácias
Tres Pontas
MG
1998-12-30
Gloria aparecida da Silva
M-5.664.665
810803016-15
Dilson Peive
M5288154
506.443.276-34
Gloria Aparecida da Silva
m-5.664.665
810803016-15
Ensino Regular
Interior
Professor Orientador
Luana Gomes Barbosa
Advogada e professora de inglês e português

Minha vida profissional

Advogada formada há 15 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luana iniciou sua carreira no magistério, como professora de inglês e português, em 2015, nas escolas estaduais de Três Pontas-MG. No Jovem Senador é a primeira vez que participa e já conseguiu classificar o aluno Dilson Gabriel Pieve como Jovem Senador de Minas Gerais.

“Iniciei por acaso a lecionar e me apaixonei pela profissão. O carinho que recebo dos alunos, a troca de experiências e a possibilidade de contribuir para o futuro de conquistas dos alunos, fazem de mim uma professora encantada pelos alunos. Nós, professores, temos a possibilidade de trabalhar com um material humano diferenciado, uma vez que, em regra, são crianças com sede de saber, com mentes abertas para novos conhecimentos. Isso é fascinante!”.

 

Falando de Jovem Senador

Participando pela primeira vez do Jovem Senador, a professora Luana achou a experiência muito gratificante, pois os estudantes se mostraram muito interessados. “O maior interesse dos alunos era poder participar da atividade legislativa do Senado. Eu, como professora, tenho a missão de estimular o interesse dos alunos em participar de projetos como esse, uma vez que é de interesse da própria escola que os alunos participem de projetos que aumentem o seu conhecimento”.

“Eu já estava trabalhando a redação para o ENEM com meus alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Quando o tema do concurso promovido pelo Senado chegou para mim, eu o trabalhei com os alunos. O tema era muito atual, uma vez que o Brasil sediava as Olimpíadas. Assim, os alunos se interessaram em escrever as redações com o tema Esporte: educação e inclusão”.

Com a divulgação do resultado final e a classificação do estudante Dilson Gabriel Pieve não somente como a melhor redação do Estado de Minas Gerais, como também o melhor texto na etapa nacional do Jovem Senador 2016, a professora Luana era só felicidade. “Eu fiquei muito emocionada em saber que o meu aluno tinha sido o primeiro colocado nacional. Principalmente, por ser de uma cidade pequena e do interior. Muitas vezes, o exemplo que os alunos possuem é distante da realidade deles. E a vitória do Dilson mobilizou a cidade. É sinal de que todos os alunos oriundos de escolas públicas, se dedicados, persistentes, estudiosos e generosos, podem alcançar todos seus sonhos”.

 

Uma mensagem para seus alunos

A professora Luana Gomes acredita que o Projeto Jovem Senador contribui para uma maior visão política dos jovens alunos e deixa um recado especial para eles: “Costumo dizer para meus alunos, muitas vezes carentes, que as conquistas da vida têm muito mais a ver com as atitudes do que as circunstâncias. Por mais que as circunstâncias digam o contrário, se os alunos forem dedicados, estudiosos e persistentes, eles poderão alcançar todos os seus sonhos. Poderão conquistar o mundo. E o Dilson é um exemplo vivo do que falo”.

37190-000
Rua Sete de Setembro,141
Centro
Tres Pontas
MG
(35) 988200999 (Celular)
lgomesbarbosa@gmail.com (Pessoal)
não
OAB-MG 114669
Professor Representante
Sem imagem
Escola
Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola
Tres Pontas
Minas Gerais
37190-000
Rua José Vieira Mendonça , 46
Santa Tereza
Tres Pontas
MG
(35) 32651389
Luciene de Carvalho Figeuiredo Kilo
613.397.686-15
SSP MG- 5.508.416
(35) 999740275 (Celular)
Faltando:
Depoimentos

Veja vídeo do depoimento de Luana Gomes Barbosa.

Veja vídeo do depoimento de Luana Gomes Barbosa.
https://www.youtube.com/watch?v=u7Q2DnNavQo&feature=youtu.be
Comitiva