Instalada comissão que fará levantamento de obras inacabadas

Da Redação | 08/11/2016, 13h39

O senador Ataídes Oliveira (PSDB–TO) presidirá a Comissão Especial que fará um levantamento das obras federais paralisadas e identificará as causas e os responsáveis pela paralisação, além de propor leis para evitar novas ocorrências. A comissão temporária, instalada nesta terça-feira (8), será integrada por nove senadores e funcionará por um ano.

De acordo com Ataídes, que também foi autor do pedido de criação da comissão, “embora se reconheça que, em alguns casos, a paralisação da obra se deve a restrições orçamentárias imprevisíveis, a causa maior do problema é a falta de profissionalismo dos gestores públicos”.

Durante a reunião, foi apresentada a lista do Governo Federal com os municípios, por nome do empreendimento, onde constam 1.600 obras, sendo que a meta é reativar pelo menos 70% dos empreendimentos até 30 de junho de 2017 e os demais até 2018. São obras em mais de mil cidades dos 26 estados e do Distrito Federal.

O senador Roberto Muniz (PP-BA), que integra o colegiado, sugeriu que a comissão convoque representantes da Caixa Econômica Federal, já que, segundo ele, o banco é responsável pela gestão de quase 30% das obras.

— É importante a gente convocar alguém do banco para que possamos entender como será a retomada das obras, seria importante esse esclarecimento — pontuou.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, acredita que a comissão ajudará a impedir mais prejuízos para a população.

— Num país que não tem dinheiro para investir em infraestrutura, se deparar com este “cemitério” de obras inacabadas é um desperdício e uma inversão muito grande de prioridades — declarou.

As definições de relator e vice-presidente do colegiado foram adiadas para a próxima reunião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)