Aprovado novo embaixador brasileiro no Kuwait e Bahrein

Da Redação | 17/08/2016, 17h57

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação do diplomata Norton de Andrade Mello Rapesta para o cargo de embaixador do Brasil no Kuwait e, cumulativamente, no Bahrein. O nome do diplomata foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no início de agosto.

Nascido no Rio de Janeiro, Norton de Andrade Mello Rapesta é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é servidor do Itamaraty desde 1982, tendo passado pela Comunidade Econômica Europeia e por representações brasileiras em Roma (Itália) e Caiena (Guiana Francesa). Também foi embaixador em Helsinki (Finlândia) e Luanda (Angola).

Situados no Oriente Médio, os dois países baseiam suas atividades econômicas na indústria de hidrocarbonetos.

Relações comerciais

O Estado do Kuwait tem cerca de 4,3 milhões de habitantes e mais da metade de seu produto interno bruto (PIB) deriva do petróleo e derivados. O saldo comercial com o Kuwait tem sido desfavorável ao Brasil desde 2011. O Reino do Bahrein, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, mantém um intercâmbio comercial com o Brasil de US$ 400 milhões anuais, com uma balança favorável às exportações brasileiras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)