Senado aprova indicação de embaixador para a China

Da Redação | 17/08/2016, 18h17

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17), com 49 votos favoráveis, 3  contrários e 2 abstenções, a indicação do diplomata Marcos Caramuru para a chefia das representações brasileiras na China e na Mongólia. Ele havia sido sabatinado pela manhã na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Durante a sabatina, Caramuru deu ênfase ao potencial que o Brasil tem de atrair investimentos chineses em infraestrutura, principalmente nas áreas de energia e ferroviária. O diplomata afirmou que a inserção cada vez maior de empresas chinesas no mercado global, tanto estatais quanto privadas, também tem servido para que essas companhias se adaptem a práticas comerciais mais condizentes com o capitalismo ocidental.

Além de embaixador na Malásia e cônsul-geral em Xangai, maior cidade da China, Marcos Caramuru ocupou importantes cargos dentro e fora do Itamaraty, a maioria deles na área econômica. Foi diretor executivo do Banco Mundial, trabalhou na Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Comerciais do Ministério das Relações Exteriores, foi chefe da Assessoria de Comunicação Social e secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda. Serviu, ainda, nas embaixadas brasileiras nos Estados Unidos e na Venezuela e na missão junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)