Romero Jucá retorna à segunda vice-presidência do Senado

Da Redação | 28/06/2016, 20h24

Por 42 votos a favor e 7 contrários, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (28) o retorno do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao cargo de segundo vice-presidente da Casa, do qual tinha renunciado para assumir o Ministério do Planejamento. O presidente do Senado, Renan Calheiros, inicialmente propôs votação simbólica, mas os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) argumentaram que a Constituição exige votação secreta para membros da Mesa do Senado.

Com o início do governo interino de Michel Temer, também deixou a Mesa do Senado o quarto suplente de secretário, que era Douglas Cintra. Ele devolveu o cargo de senador ao titular Armando Monteiro (PTB-PE), que reassumiu o mandato após deixar a cadeira de ministro do Desenvolvimento.

A Mesa é responsável por administrar o funcionamento da Casa, conduzir os trabalhos e organizar a agenda do Plenário. Ela é composta por presidente, 1º e 2º  vice-presidentes e quatro secretários, com quatro suplentes para substituir os titulares em caso de impedimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)