Senado deveria suspender Comissão do Impeachment, avalia Vanessa Grazziotin

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/05/2016, 17h41

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a proposta de interrupção do processo de impeachment até que o Senado tenha conhecimento do conteúdo integral da delação premiada de Sérgio Machado. Segundo Vanessa, depois da divulgação de gravações envolvendo o senador Romero Jucá, seguida de outros diálogos divulgados pela imprensa, não é possível continuar os trabalhos da comissão que analisa o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff como se a Casa não estivesse diante de “fatos graves”.

Para a senadora, não se trata de atrasar o processo de impeachment, mas fazer a comissão trabalhar com a verdade. Ela admite que os documentos da delação de Sérgio Machado são informações sigilosas, mas acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa permitir o compartilhamento desses dados com os senadores. Vanessa Grazziotin avalia que as conversas divulgadas são “prova cabal” de que o impeachment é um movimento golpista que não se refere às chamadas pedaladas fiscais. A senadora ainda criticou as mudanças promovidas por Michel Temer, que, para ela, não são próprias de um presidente interino.

— Não só os ministros, mas mudar os ministérios. Não é só isso, não: mudar a política, a política econômica, a política externa, senhores senadores. A política externa não é algo que se constrói em meses: é algo que se constrói em anos.

A senadora do Amazonas também associou o estupro coletivo de uma garota de 16 anos no Rio de Janeiro à cultura disseminada do machismo, e cumprimentou os movimentos sociais que se levantaram contra o ato de violência que, em sua avaliação, fere a todas as mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)