Seminário vai discutir escola integral no ensino fundamental

Da Redação | 07/12/2015, 14h59

A instituição da escola de tempo integral no ensino fundamental será tema de seminário promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na quarta-feira (9). A proposta consta do Projeto de Lei do Senado 255/2014, de autoria do ex-senador Wilson Matos, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para adotar o sistema.

A iniciativa do seminário foi do senador Donizeti Nogueira (PT-TO), que apontou a necessidade de aprofundamento do debate sobre a escola de tempo integral. Para o senador, é importante o ensino em dois turnos, mas é preciso garantir que não haja perda de qualidade. Para minimizar essas apreensões, o relator da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), incluiu emenda ao texto para permitir a implantação gradativa do turno integral, possibilitando a adaptação das escolas ao sistema e também facilitando adequação de seu impacto orçamentário.

​Para participar do debate sobre a questão foram convidados o reitor do Centro Universitário Cesumar, Wilson Matos; o secretário de Educação de Palmas (TO), Danilo de Melo Souza; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima.

Também confirmaram presença o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps; a consultora em Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mariza Abreu; o presidente do Observatório Interamericano de Biopolítica, Felipe Nery, entre outros especialistas. O Ministério da Educação também deve enviar representante.

O seminário contará com o Serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e será realizado em caráter interativo, pelo portal e-cidadania e do Alô Senado. O início está previsto para 10h, na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)