Paim elogia escolha do tema de redação do Enem

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/10/2015, 18h13

O tema escolhido para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — a violência contra a mulher — foi elogiado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nesta segunda-feira (26) em Plenário. Mais de setem milhões de estudantes fizeram a prova do Enem no último fim de semana.

Paim disse que tratar do tema na redação é uma forma de estimular a discussão desse assunto, especialmente entre os jovens, e ainda abre a perspectiva de debates sobre a violência que atinge outras parcelas da sociedade.

— Há também violência contra os idosos. Faz-nos refletir sobre a violência contra as crianças, a violência contra os negros, indígenas, ciganos, LGBTs, pessoas com deficiência, a discriminação religiosa e, pasmem vocês, muita intolerância política contra o cidadão por sua opção partidária.

Paim lembrou que em 24 de outubro se comemora o Dia das Nações Unidas, cujo objetivo é divulgar as realizações e metas da ONU, especialmente quanto à proteção dos direitos humanos. Para o senador, é preciso desfazer a ideia vigente de que é impossível a amizade entre países. Segundo o senador, é possível fazer com que a relação entre os países seja pautada pelo respeito aos direitos humanos e não meramente por interesses mesquinhos.

Terceirização

O senador ainda relatou as audiências públicas em Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia, sobre o projeto de lei que regulamenta a terceirização. Ele já visitou 18 estados para discutir o assunto e assegurou que debaterá o tema em todas as unidades da Federação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)