Projeto Jovem Senador é apresentado a estudantes da rede estadual

Portal do Governo do Amapá

Alunos da rede pública de Macapá e Santana estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 14, no Teatro das Bacabeiras, para conhecerem mais sobre o "Jovem Senador 2017". A iniciativa de detalhar o projeto aos estudantes é do Governo do Amapá, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), e da União dos Estudantes Secundários do Amapá (Uecsa). O encontro serviu para informar e esclarecer aos jovens as dúvidas de como participar da iniciativa desenvolvida pelo Senado Federal.

As inscrições do concurso encerram na próxima sexta-feira, 18. As escolas devem enviar à Seed as melhores redações dos alunos com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. A secretaria selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional, de onde saíra apenas um selecionado de cada unidade da Federação.

Os autores das redações selecionadas vivenciarão por uma semana o trabalho dos senadores em Brasília, participando de reuniões de comissão e de sessões no plenário e apresentando sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei. O professor orientador da redação também acompanha o seu aluno até o Senado Federal.

A experiência de estar no Senado Federal já foi vivida por Ingrid Gabrielle Pereira, 18 anos, agora estudante universitária, que ano passado foi escolhida como Jovem Senadora, quando estudava o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo. “A experiência foi maravilhosa, conhecer pessoas, conhecer o trabalho do Senado em uma semana, saber quem são as pessoas que fazem as leis, nos deixa mais consciente sobre o nosso país, nosso futuro”, relatou Ingrid.


IMPRIMIR | E-MAIL