Brasil plural: para falar de intolerância


Na sala de aula

Dicas e orientações para os professores.

Professor,

Quer atualizar seus conhecimentos sobre Poder Legislativo, política, democracia e exercício da cidadania? Conheça os cursos on-line gratuitos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e oriente seus alunos na produção de textos vencedores.

Cursos sugeridos:

Sensibilização nas escolas

A primeira e mais importante etapa é realizada nas escolas e deve envolver todas as turmas das séries contempladas por este concurso.

Ao receber o kit de divulgação do concurso, que é endereçado à direção de cada escola integrante do Cadastro da secretaria de Educação dos estadosdo Distrito Federal, os professores podem eleger a melhor maneira de divulgá-lo e sensibilizar os alunos.

Todo o material de divulgação e inscrição incluído no kit também está disponível aqui.

A divulgação pode ser feita em murais, pela afixação dos cartazes, ou até mesmo em apresentações coletivas sobre o concurso, com a apresentação do regulamento e do cronograma de atividades.

Recomenda-se que, caso haja várias turmas interessadas, debates e/ou atividades similares sejam organizados, sobre o tema do Jovem Senador, com uma consulta prévia à página do projeto e de outros sites relacionados ao conteúdo proposto.

O trabalho de coordenação do professor é a peça-chave para a sensibilização dos alunos e por isso a equipe organizadora deste concurso está disponível para tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre o certame. Fale conosco!

A redação pode ser sempre enriquecida pelo caráter interdisciplinar, mediante enfoques históricos, geográficos, de direitos e deveres, do exercício político e fortalecimento da cidadania e outros pertinentes, a serem trabalhados previamente sob a orientação do professor.

Os estudos e as discussões deverão culminar com a atividade de redação, pelos alunos, em sala de aula. Atenção: a redação é obrigatoriamente manuscrita (confira o Regulamento).

 

Sobre as aulas:

  • Técnicas e didática para a educação cidadã. Veja os slides que o professor e servidor do Senado Federal, Paulo Ricardo dos Santos Meira, disponibilizou para o Jovem Senador. Ideias e sugestões para o trabalho em sala de aula, a fim de tornar a educação ainda mais atraente para os jovens e transformadora de realidades.
  • www.portaldoprofessor.mec.gov.br - plano de aula disponível no Portal do Professor (MEC) "Porque a política é importante para o jovem?".
  • www.educação.uol.com.br/planosdeaula - modelos disponíveis para composição de roteiros de aula.
  • www.saberes.senado.leg.br - planos de aula disponíveis ao final de cada módulo dos cursos on-line disponibilizados pelo Instituto Legislativo Brasileiro para professores.

      Escolha da redação...

      Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma.

      Veja aqui orientações específicas relativas à redação.

      A direção da escola deverá constituir uma comissão julgadora (a composição fica a critério de cada unidade de ensino) para escolher, entre todos os textos produzidos pelos alunos, aquele capaz de melhor representá-la.

      Para que a redação de sua escola tenha mais chances de ser a finalista do seu estado, siga o espelho de correção, disponível aqui.

      As escolas, secretarias de estado ou quaisquer interessados poderão apresentar sugestões para uma próxima edição do Jovem Senador. Clique aqui.

      Links e vídeos indicados

      Links

      Vídeos

      Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11