É fake! Parlamentares não aprovaram proposta que obriga família com mais de um filho a pagar taxa
É falsa a mensagem que circula nas redes sociais sobre aprovação secreta de projeto que cobra uma taxa mensal de famílias com dois ou mais filhos. A montagem em vídeo utiliza a imagem e a voz da jornalista Renata Vasconcellos. Tome muito cuidado com o conteúdo e não compartilhe!
Hoje, no Senado Federal, não existe qualquer proposta em tramitação que institua a cobrança de uma “taxa mensal” para famílias baseada no número de filhos. A informação foi confirmada pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado.
Segundo ponto que é importante destacar: um projeto de lei não pode ser aprovado em votação secreta no Senado Federal. De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, existe votação secreta nas seguintes situações:
- Eleição do presidente e membros da Mesa Diretora (art. 60-RISF);
- Escolha de presidentes e vice-presidentes de comissões (art. 88-RISF);
- Aprovação de indicados pelo presidente da República para tribunais superiores, Banco Central, PGR e TCU em sabatina do Senado (art. 383-RISF);
- Aprovação de chefes de missão diplomática de caráter permanente (art. 116-RISF);
- Exoneração do procurador-geral da República antes do fim do mandato (art. 291-RISF).
Se você tiver dúvidas sobre uma proposta em análise no Senado, basta fazer uma pesquisa rápida no site do Senado: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias
Vale lembrar também que todas as atividades legislativas são registradas e transmitidas pelos canais oficiais da Casa: TV Senado, Rádio Senado e Portal Senado Notícias.
Fique atento!
1- Busque em outras fontes: uma votação relevante seria divulgada por outros veículos de imprensa. Sempre que desconfiar de um conteúdo, busque em grandes agências de notícias para ver o que outros canais estão falando sobre aquele assunto. Se não achar a informação em outro locais, desconfie da mensagem!
2- Montagem com imagens de famosos: a inteligência artificial avança e está cada vez mais sofisticada. Muito cuidado com falsos vídeos que utilizam a imagem e a voz de profissionais da imprensa e artistas. Pode ser uma deepfake! Esses conteúdos fraudulentos, produzidos por IA (de forma hiper-realista com rostos e vozes manipuladas), são usados para prejudicar e desacreditar pessoas.
3- “Testemunhas relatam”: a falsa mensagem não destaca uma fonte oficial, não relata com precisão os acontecimentos. A desinformação usa táticas para enganar as pessoas. Fontes e dados genéricos são muito comuns em conteúdos falsos.
Lembre-se: você pode ser o ponto final de uma corrente de desinformação.
Na dúvida, fale com o Senado Verifica!
- WhatsApp:+55 61 98190-0601
- Telefone: 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular)
- Formulário de mensagem: acesse aqui.
- E-mail: senadoverifica@senado.leg.br
Mais notícias sobre: