Postagem que mostra troca de votos para Presidente do Senado é fake news


07/02/2023

Nos últimos dias aumentaram as publicações nas redes sociais sobre a contagem de votos nas eleições para a Presidência do Senado. As postagens utilizam um vídeo que mostra os senadores separando as cédulas e enganosamente dão a entender que houve troca de cédulas. Isso é fake News! Não houve qualquer irregularidade na eleição.

O vídeo usado corresponde ao momento em que foi iniciada a apuração dos votos, após o presidente da mesa da segunda reunião preparatória do Senado Federal, realizada no dia 1º de fevereiro de 2023, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciar o encerramento da votação e convocar os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Weverton (PDT-MA) e os escrutinadores definidos pelos dois candidatos —Senador Renan Calheiros (MDB-AL), Senador Marcelo Castro (MDB-PI), Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Senador Eduardo Gomes (PL-TO), Senador Carlos Viana (PODEMOS-MG), Senador Jorge Seif (PL-SC) e as senadoras Tereza Cristina (PP-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA) — para auxiliarem e supervisionar a contagem de votos.

O presidente anunciou, então, que foram contadas 81 cédulas, número igual ao total de senadores e senadoras presentes. Em seguida iniciou-se a contagem dos votos. Confira no vídeo a seguir:

https://www12.senado.leg.br/multimidia/embed/111536/h/18:03:53

O processo de votação seguiu as normas previstas no Ato do Presidente do Senado Federal 3/2023 (Dispõe sobre os procedimentos e ritos a serem adotados na segunda reunião preparatória da primeira sessão legislativa da 57ª Legislatura), como informado pelo presidente da reunião, conforme notas taquigráficas, vídeo e áudio disponíveis no link abaixo.

https://www12.senado.leg.br/multimidia/embed/111536/h/17:01:17

Todas as cédulas foram rubricadas pelo presidente da mesa da reunião, senador Veneziano Vital do Rêgo e pelo senador Irajá, como o ato exigia.

O processo de votação ocorreu dentro das normas previstas. O resultado foi proclamado às 18h21. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi eleito presidente do Senado para o biênio 2023–2024. Ele venceu a eleição com 49 votos contra 32 votos recebidos pelo outro candidato, senador Rogério Marinho (PL-RN. Veja o momento em que o senador Veneziano Vital do Rêgo faz o anúncio:

https://www12.senado.leg.br/multimidia/embed/111536/h/18:21:12

A íntegra do vídeo da segunda reunião preparatória do Senado Federal pode ser conferida no portal Senado Multimídia que publica em tempo real todas as atividades legislativas do Senado Federal.

A respeito da votação, veja reportagem da Agência Senado publicada no portal Senado Notícias:

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

Posse e eleição

O Senado federal realizou nos dois primeiros dias do ano as reuniões preparatórias, previstas na Constitutição Federal (Art. 57, § 4º), destinadas a dar posse aos senadores eleitos e para a eleição da Mesa do Senado.

A posse ocorre sempre na primeira reunião preparatória e a eleição para presidente da mesa na segunda, realizadas no dia 1º, podendo ser realizada uma terceira reunião para que sejam eleitos os demais cargos. como ocorreu neste ano, no dia 2 de fevereiro.

 

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.