É falso que TV Senado mandou tirar do ar vídeo sobre pedido de impeachment contra ministro do STF


23/11/2022

Aumentou nos últimos dias o compartilhamento em grupos de WhasApp e nas redes sociais de um vídeo em que o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) faz declarações durante entrevista coletiva sobre o pedido de impeachment que apresentou contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Dias Tóffoli. De acordo com a publicação, a TV Senado apresentou esse vídeo pela manhã e o  "Congresso e Senado ligaram para a própria TV Senado intimando-a, sob forte ameaça e pressão, que retirassem de todos os demais telejornais! E já foi retirado até mesmo do YouTube!!”.

Isso é fake news! O vídeo é antigo, o pedido já foi arquivado e a TV Senado não mandou retirar o conteúdo.

O vídeo registra parte da entrevista do senador, concedida em abril de 2019, quando ele apresentou o pedido de impeachment. Além de o material ser antigo, não tem a logomarca da TV Senado e o enquadramento da imagem é diferente do adotado pela emissora, que utiliza produção própria. E tem mais: a gravação feita pela TV na época continua disponível no Youtube. Veja aqui

O pedido citado no vídeo já foi arquivado e a tramitação pode ser conferida no site do Senado, onde também estão disponíveis todas as petições que oferecem representação contra ministros do Supremo.

Além disso, já publicamos matéria chamando atenção para esse tipo de desinformação: TV Senado mandou tirar do ar. Isso é fake!

Veja no site do Senado Verifica como identificar notícias falsas.

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.