É falso que legenda da transmissão oficial da TV Senado pediu a saída do Presidente da República


16/07/2021

Vem circulando nas mídias sociais, desde a última quinta-feira (15), vídeo que mostra supostas legendas de rodapé durante a transmissão da TV Senado da oitiva do Sr. Cristiano Alberto Carvalho, na CPI da Pandemia, pedindo a saída do Presidente da República. O vídeo compartilhado foi extraído de retransmissão do sinal daTV Senado feita por canal de terceiros nas redes.

A postagem não tem origem nas imagens geradas pela emissora. De acordo com a direção da TV, o crawl, como é chamada tecnicamente a barra de legendas, não tem a linha de base preta com créditos escritos em azul, como no vídeo que viralizou na internet. O padrão do sistema da TV Senado é cinza claro com texto em preto. A veiculação do conteúdo original da TV Senado no YouTube, na mesma minutagem (a partir de 6h02’) do vídeo que circula na internet, pode ser conferida no link:

https://www.youtube.com/watch?v=JuRmL6q4Dc8

Vale lembrar que o sinal da TV Senado é utilizado por diversas emissoras e portais e por um grande número de perfis pessoais e institucionais pelo país. Assim, não é responsabilidade da TV Senado o controle sobre a inserção de conteúdo externo alheio à transmissão oficial da emissora.

A TV Senado, como emissora pública, tem o compromisso de zelar pela transparência e pelo apartidarismo na divulgação das atividades parlamentares e das ações que interferem na vida da sociedade brasileira.

Veja no Senado Verifica como identificar notícias falsas:
https://www12.senado.leg.br/verifica/apresentacao#identificar

Não compartilhe fake news!

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.