Vídeo que mostra avião passando entre torres do Congresso é montagem


19/01/2021

Começou a circular nesta segunda-feira (18), nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, vídeos que mostram um avião fazendo voo rasante na Esplanada dos Ministérios e passando entre as duas torres do Congresso Nacional.

Os vídeos compartilhados são montagens, como já foi confirmado pelos autores do material num perfil do Instagram.

De acordo com a Secretaria de Polícia Legislativa do Senado (SPOL) "sobrevoos dessa espécie, com manobras tão próximas de pessoas e da edificação do Palácio do Congresso Nacional nunca foram registrados". Além disso, para realizar voos no espaço aéreo do complexo arquitetônico da Esplanada, é necessária autorização da Força Aérea Brasileira (FAB), porque o acesso é restrito por motivo de segurança.

A SPOL ressaltou que manobras como essa representariam extremo perigo e seriam impraticáveis porque há uma discrepância nas proporções entre a envergadura da aeronave e a edificação. A distância entre os anexos I do Senado e da Câmara dos Deputados é de 4,8m, tornando impraticável a passagem de aeronaves.

Vale lembrar que no dia 1º de julho de 2012, durante a cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, um caça da FAB fez um voo rasante que destruiu parte da fachada de vidro do Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao deslocamento de ar. O voo, que fazia parte da programação da cerimônia, era autorizado. Na ocasião o piloto foi afastado e passou por reavaliação operacional. 

Veja aqui no Senado Verifica: Como Identificar Notícias Falsas.

Não compartilhe fake news!

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.