Fato ou Fake? Cheque as informações que você recebe sobre o Senado Federal


07/07/2020

Quem nunca recebeu mensagem nas redes sociais dizendo que o Congresso estava sendo invadido por pessoas contrárias à votação de um projeto? Ou que os senadores iriam começar a votar uma nova lei com conteúdo discutível? Ou que uma proposta previa a criação de uma Bolsa Prostituta?

São várias as notícias falsas que já foram compartilhadas nas redes sociais e no Whatsapp. E agora você pode checar as informações direto com o Senado.

Senado Verifica: Fato ou Fake? é o novo serviço de interação com a sociedade, lançado nesta terça-feira (7) na abertura da sessão deliberativa.

Você pode solicitar a apuração de notícias consideradas falsas, incorretas ou que tenham a intenção de enganar as pessoas e que sejam compartilhadas nas plataformas de redes sociais e no WhatsApp, por formulário e pelo email senadoverifica@senado.leg.br. Envie texto, link, foto, imagem de tela capturada, e vídeo. 

O Senado terá 30 dias pra checar e enviar a resposta, de acordo com a política de uso do serviço. Serão checadas informações e conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. O material checado pela Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) receberá três classificações: Fake, Fato e Impreciso.

As checagens são publicadas nesta página que também disponibiliza orientação sobre como evitar notícias falsas e acesso a diversos conteúdos sobre o Senado.

Essa é uma forma de o Senado contribuir efetivamente para o combate às fake news. Você é nosso parceiro nessa luta.

Tem dúvida se uma informação que recebeu sobre o Senado é verdadeira ou mentirosa? Envie pro Senado Verifica: Fato ou Fake. Nós apuramos pra você.

Não compartilhe fake news!

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.