Senado na COP 23: Os desafios do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas — Rádio Senado
Séries Especiais

Senado na COP 23: Os desafios do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas

Rádio Senado apresenta reportagem sobre os desafios do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas

Críticas à MP 795, prêmio Fóssil do Dia, incentivo à produção de biocombustíveis e investimentos em florestas marcaram participação do país na COP23, na Alemanha

Combate ao desmatamento, desenvolvimento dos biocombustíveis, investimentos para a agricultura de baixo carbono, redução das emissões de gases de efeito estufa. O Brasil já sabe o que deve fazer para cumprir suas metas no Acordo de Paris. O desafio agora é como implementar as ações. Durante participação na COP 23, a Conferência das Partes sobre o Clima, a delegação brasileira, que incluiu senadores e deputados, mostrou que tem condições e sabe o que fazer, mas tudo vai depender de um trabalho conjunto entre governo, Congresso Nacional, cidadãos e empresas.

Eleito ganhador do Prêmio Fóssil do Dia, por uma liga internacional de ONGs, o Brasil ainda demonstra que terá de alinhar o seu discurso com as ações ambientais, já que uma Medida Provisória em análise no Congresso pode converter o cenário positivo em relação à redução da produção de combustíveis fósseis no país. A MP 795/2017, que prevê incentivos fiscais a indústria petrolífera, foi duramente criticada por parlamentares, ambientalistas e pelo ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho.

Por outro lado, durante o evento, o Brasil anunciou um projeto de incentivo à produção de biocombustíveis que prevê metas compulsórias de reduções de emissões de gases de efeito estufa anualmente e compensações para quem produzir e utilizar biocombustíveis. Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, avalia que COP 23 chega ao fim marcada por avanços, mas com sinalização de retrocessos. “O desafio brasileiro é enorme porque o Brasil é um país megadiverso”, destacou.

Durante a COP 23, o Brasil ainda viu seus investimentos em área ambiental serem ampliados com a injeção de 100 milhões de euros doados pelos governos da Alemanha e do Reino Unido. Os investimentos, que já foram liberados serão destinados exclusivamente para projetos de conservação de comunidades da floresta.

24/11/2017, 07h45 - ATUALIZADO EM 24/11/2017, 07h58
Duração de áudio: 29:52
29:52Senado na COP 23: Os desafios do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas
1ª parte
04:30
2ª parte
05:58
3ª parte
05:58
4ª parte
06:12
5ª parte
07:13
Ao vivo
00:0000:00