Ouça os destaques desta quarta-feira

Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUARTA-FEIRA
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA MARCOU PARA 9 DE JULHO A VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO ELEITORAL. O TEXTO ALTERA REGRAS SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS, DIREITO DE RESPOSTA, ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL, COMBATE A FAKE NEWS E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. UM DOS PONTOS MAIS POLÊMICOS É O PRAZO DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO PARA JUÍZES, PROMOTORES E POLICIAIS: ENQUANTO A CÂMARA PROPÔS QUATRO ANOS, O RELATOR, SENADOR MARCELO CASTRO, DO MDB DO PIAUÍ, DEFENDE DOIS.
Cheguei à conclusão de que realmente os quatro anos limitariam muito a pessoa a tomar uma decisão grave, importante na vida, de abandonar sua carreira para tomar uma decisão de ser político quatro anos depois.
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE TRANSFORMA EM CRIMES HEDIONDOS HOMICÍDIO E LESÃO CORPORAL COMETIDOS DENTRO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO. AS PENAS MÍNIMAS SERÃO DE QUATRO E VINTE ANOS, E SERÃO AUMENTADAS SE AS VÍTIMAS FOREM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O PROJETO SEGUIU PARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL. O RELATOR, SENADOR CONFÚCIO MOURA, DO MDB DE RONDÔNIA, DESTACOU QUE A INTENÇÃO COM A PROPOSTA É AJUDAR A INIBIR MAIS TRAGÉDIAS COM ALUNOS E PROFESSORES.
Nós não temos a fórmula mágica para evitar tudo isso. Não é só a lei que resolve, mas a lei seria um dos elementos muito importantes para essa contenção. Eu espero que ela ajude.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO

