Ouça os destaques desta quinta-feira
Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUINTA-FEIRA
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU A PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE NAVEGAÇÃO SOBRE CARGAS PARA AS REGIÕES NORTE E NORDESTE. A PROPOSTA, QUE SEGUIU COM PEDIDO DE URGÊNCIA PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO, ESTENDE O BENEFÍCIO ATÉ 2031. O RELATOR, SENADOR EDUARDO BRAGA, DO MDB DO AMAZONAS, DIZ QUE O NORTE E O NORDESTE JÁ ENFRENTAM CUSTOS LOGÍSTICOS MAIORES E NÃO DEVERIAM FINANCIAR ESTALEIROS CONCENTRADOS NO SUDESTE.
De fato, parece apropriado que os habitantes e empresas dessas regiões não sofram o encargo de financiar o Fundo da Marinha Mercante, em especial, em função das estiagens que têm alcançado essas regiões de forma repetida.
A SENADORA ZENAIDE MAIA, DO PSD PORTIGUAR, FEZ UM APELO PARA QUE A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA VOTE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO DE SUA AUTORIA QUE LIMITA OS VALORES COBRADOS PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. PELO TEXTO, OS BANCOS NÃO PODERÃO EXCEDER O LIMITE DE TRÊS VEZES DA TAXA SELIC NOS JUROS DO CHEQUE ESPECIAL E DO CARTÃO DE CRÉDITO. PARA A SENADORA, AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS COBRAM TAXAS ABUSIVAS,
É um absurdo que aqui os brasileiros e brasileiras nos cartões de crédito, cheques especiais ou qualquer outra transação, paguem até 400% de juros ao ano. Se você comprar esse seu celular pelo cartão de crédito e pagar o mínimo, você paga no mínimo mais três. Isso é uma extorsão.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO