Reportagem da Rádio Senado “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros” ganha prêmio da CNBB
A reportagem especial “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros” recebeu, neste domingo (23/11/25), o prêmio Microfone de Prata, entregue pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os quatro episódios foram ao ar na Rádio Senado em novembro do ano passado (2024).
A reportagem resgata a importância histórica dos soldados escravizados que foram traídos e mortos na Revolução Farroupilha. O conflito armado ocorrido no Rio Grande do Sul, entre 1835 e 1845, teve como um de seus últimos capítulos a trágica Batalha de Porongos. Nesse confronto, cerca de 100 soldados negros que lutavam ao lado dos rebeldes em busca de liberdade, foram brutalmente assassinados pelas tropas imperiais na madrugada de 14 de novembro de 1844.
Os quatro episódios da série, produzida por Luiz Felipe Liazibra e Leila Herédia, da Rádio Senado, pretendem apresentar um panorama histórico sobre o massacre e a importância de manter a memória dos Lanceiros Negros, e contam com a participação de historiadores gaúchos, moradores da região e autoridades.
A documentação histórica, como a Carta de Porongos, indica que a traição aos Lanceiros Negros foi um acordo prévio entre líderes farroupilhas e o Império. Essa decisão, motivada por interesses políticos e militares, condenou à morte esses combatentes que haviam confiado na promessa de liberdade.
O massacre, embora polêmico e contestado por alguns grupos tradicionalistas, é registrado em diversas fontes históricas. Em Pinheiro Machado, local do ocorrido, a memória desse episódio é fragmentada, e muitos moradores desconhecem a traição. A série mostra que o apagamento foi feito na tentativa de preservar a imagem de líderes locais.


