Violência contra a mulher: basta, Brasil
Em novembro de 2023, foi lançado no Senado o Mapa Nacional da Violência de Gênero. Trata-se de um painel interativo que reúne dados de diversos órgãos, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Justiça, o Sistema Nacional de Saúde e o Senado Federal; este último, por meio da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher do Instituto DataSenado que, em sua 10ª edição, entrevistou mais de 21 mil mulheres pelo país. O estudo é, atualmente, o maior do gênero e traz o dado inédito de subnotificação policial, além de mostrar que 30% das mulheres do país já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem.
A gravidade da violência de gênero no país evidenciada pela pesquisa expõe que as brasileiras têm vivenciado a primeira agressão ainda muito jovens, entre 19 a 24 anos. Para difundir os dados e também falar sobre os direitos das mulheres, a Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Violência contra a mulher: basta, Brasil”, da repórter Bianca Mingote.
O especial detalha, ao longo de cinco episódios, os tipos de violência que a mulher pode sofrer, segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006); o que já existe e o que está sendo feito no Senado Federal para aprimorar a legislação de proteção às mulheres, além de explorar a atitude das vítimas em relação à agressão.