Famílias Multifacetadas – Samantha Dufner — Rádio Senado
Pautas Femininas

Famílias Multifacetadas – Samantha Dufner

O Pautas Femininas dessa semana conversa com a advogada e pesquisadora Samantha Dufner, autora do livro “Famílias Multifacetadas”, que aborda as diferentes facetas da diversidade com a inclusão de formações familiares (ainda) não muito reconhecidas e marginalizadas pela sociedade.
Neste estudo ela descreve os avanços na jurisprudência – súmulas, provimentos, resoluções, enunciados e convenções – acerca dos novos modelos familiares, das entidades ignoradas como família e dos núcleos estigmatizados pelo preconceito social.

11/05/2023, 11h39 - ATUALIZADO EM 11/05/2023, 11h39
Duração de áudio: 10:20

Transcrição
TEC- VINHETA ABERTURA TEC – BG LOC: SOU A RITTA ZUMBA E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS.   LOC: HOJE NÓS VAMOS FALAR SOBRE FAMÍLIAS MULTIFACETADAS.   A GARANTIA DE DIREITOS DAS FAMÍLIAS MODERNAS É OBJETO DE UM COMPLETO E DETALHADO ESTUDO APRESENTADO PELA ADVOGADA E PESQUISADORA SAMANTHA DUFNER NO LIVRO FAMÍLIAS MULTIFACETADAS. A PARTIR DE UM VIÉS CONSTITUCIONAL E HUMANISTA, ELA ABORDA DE FORMA INÉDITA AS DIFERENTES FACETAS DA DIVERSIDADE COM A INCLUSÃO DE FORMAÇÕES NÃO RECONHECIDAS E MARGINALIZADAS PELA SOCIEDADE.   E A SAMANTHA DUFNER É A NOSSA CONVIDADA DO PAUTAS FEMININAS. SAMANTHA, OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE. 1.     SAMANTHA, O QUE É UMA FAMÍLIA MULTIFACETADA?   2.    QUE TIPOS DE PRECONCEITOS ESSAS FAMÍLIAS SOFREM?   3.     COMO QUE A JUSTIÇA BRASILEIRA VÊ ESSES NOVOS MODELOS FAMILIARES?   4.    ANTES DA GENTE ENCERRAR, EU QUERIA FALASSE UM POUCO DO LIVRO?   SAMANTHA DUFNER, OBRIGADA PELA CONVERSA. ATÉ UMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.   VOCÊ ENCONTRA FAMÍLIAS MULTIFACETADAS – DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL DAS FAMÍLIAS, DE SAMANTHA DUFNER, PUBLICADO PELA REVISTA DOS TRIBUNAIS, TANTO NA VERSÃO IMPRESSA QUANTO NA DIGITAL NO SITE DA EDITORA: WWW.LIVRARIART.COM.BR TEC – BG ANTES DE ENCERRAR, A GENTE DESTACA O PROJETO DE LEI APRESENTADO NO SENADO QUE ASSEGURA A CIRURGIA PLÁSTICA NA MAMA DE MULHERES QUE SOFRERAM QUALQUER TIPO DE MUTILAÇÃO. A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELA SENADORA MARGARETH BUZETTI. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO.   A proposta da senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, vai além dos casos de mastectomia em razão de câncer de mama. O projeto também assegura a cirurgia plástica para mulheres que sofreram qualquer tipo de mutilação. A reconstrução pode ser total ou parcial. Isso permitiria que as mulheres com um tumor benigno ou que sofreram algum tipo de acidente, por exemplo, também sejam atendidas. Caso a mutilação ocorra durante cirurgia, a reconstrução seria realizada durante o mesmo procedimento. A senadora Margareth Buzetti também mencionou no plenário do Senado outros exemplos nos quais as mulheres seriam cobertas pela nova lei. Mulheres que nasceram com anomalias congênitas, que afetam o desenvolvimento da mama, por exemplo, ou ainda os casos de acidentes de trânsito que a mulher pode sofrer a perda das mamas.  A proposta agora será discutida nas comissões permanentes do Senado. Da Rádio Senado, Floriano Filho. O PAUTAS FEMININAS TERMINA AQUI. OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA. PARTICIPE DO PROGRAMA COM A SUGESTÃO, COMENTÁRIO OU CRÍTICA PELO WHASTAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-95691. O PROGRAMA DE HOJE TEVE APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE RITTA ZUMBA, EDIÇÃO DE ANDERSON MENDANHA E TRABALHOS TÉCNICOS DE PEDRO HENRIQUE E ANTÔNIO CARLOS SOARES. ATÉ A PRÓXIMA.

Ao vivo
00:0000:00