Meio ambiente

Senado quer instituir força-tarefa com os estados afetados pelo derramamento de petróleo

02:20Senado quer instituir força-tarefa com os estados afetados pelo derramamento de petróleo

Transcrição LOC: SENADO VAI SOLICITAR AO MINISTRO DA CASA CIVIL QUE INSTITUA UMA FORÇA-TAREFA COM OS ESTADOS AFETADOS PELO DERRAMAMENTO DE ÓLEO. LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO EMERGENCIAL COM AUTORIDADES LOCAIS E ESPECIALISTAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN (Repórter) A presidência do Senado deverá encaminhar para a Casa Civil uma sugestão para a formação de uma Força Tarefa no âmbito do governo federal para tratar de forma coordenada com os Estados do impacto do vazamento de petróleo que atingiu o litoral nordestino. O autor da chamada indicação, senador Jaques Wagner do PT da Bahia, recomendou que esse grupo de trabalho conte com a participação da Casa Civil, dos Ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia, Justiça, Defesa, Saúde e Secretaria de Aquicultura e Pesca, além do Ibama, ICMBIO, Petrobras, Força Aérea e Marinha. Também estarão nessa Força-Tarefa indicados pelos estados atingidos pelo vazamento de petróleo. Jaques Wagner cobrou da União a identificação dos responsáveis pelo desastre. (Jaques Wagner) O governo federal está trabalhando descoordenadamente porque até hoje ainda não conseguiram ter primeiro a origem exata, depois qual extensão que ainda pode ter, qual o volume de óleo derramado. E infelizmente, em vez de tratar tecnicamente o problema, já começaram a querer ideologizar o problema dizendo que o óleo era da Venezuela. O problema é saber se houve crime ambiental, se alguém irresponsavelmente permitiu esse derramamento, ou se foi um acidente para evidentemente cobrar as multas devidas. (Repórter) O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, destacou que a União está empenhada em resolver o problema. E ponderou que as investigações estão em andamento para identificar a origem do óleo. (Chico Rodrigues) Mais do que investigar a origem, e para isso aqui tem satélites, tem rotas de navios. Mais importante que tudo agora é procurar mitigar o problema. É tentar resolver o problema para diminuir a gravidade ambiental que na verdade esse óleo está provocando na costa brasileira. Obviamente o estado brasileiro está fazendo o que pode. (Repórter) Nesta quinta-feira, a Comissão de Meio Ambiente vai ouvir dez convidados sobre o derramamento de petróleo no litoral nordestino. Entre eles estão representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia, de pescadores e da Fundação Pró-Tamar.

O Senado deverá encaminhar para a Casa Civil a sugestão para a criação de uma força-tarefa com os governadores dos estados nordestinos afetados pelo derramamento de petróleo. O senador Jaques Wagner (PT-BA), autor da indicação, cobrou do governo federal a identificação dos responsáveis. Já o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), destacou que as investigações estão em andamento. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

Notícias relacionadas

CCJ aprova mais rigor para crimes ambientais

TÓPICOS:
Aquicultura  Bahia  Casa Civil  Comissão de Meio Ambiente  Energia  Estados  Ibama  Justiça  Meio Ambiente  Pesca  Petróleo  Petrobras  Presidência do Senado  PT  Roraima  Saúde  Senador Chico Rodrigues  Senador Jaques Wagner  Trabalho  União  Venezuela 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo