Senado homenageia memória do político e escritor Rui Barbosa — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia memória do político e escritor Rui Barbosa

O Plenário do Senado comemorou os 170 anos de nascimento do político, jurista, jornalista e escritor Rui Barbosa (05/11/1849 - 01/03/1923). Senadores relembraram sua atuação como republicano e defensor da democracia. Rui Barbosa foi o revisor da primeira Constituição Brasileira. O senador Paulo Paim (PT – RS) relembrou a atuação de político na defesa da democracia. Confira os detalhes na reportagem de José Odeveza, da Rádio Senado.

22/11/2019, 14h22 - ATUALIZADO EM 22/11/2019, 15h14
Duração de áudio: 01:41
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar o 170º aniversário de nascimento de Ruy Barbosa. \r\rConsiderado o patrono do Senado, Ruy Barbosa de Oliveira foi senador entre 1890 e 1923 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa. Ele foi jurista, advogado, diplomata, jornalista, escritor e teve grande atuação na política brasileira. \r\rEm posição de respeito, parlamentares e convidados acompanham execução do Hino Nacional do Brasil. \r\rMesa: \rvice-presidente do Conselho Editorial do Senado Federal, Esther Bemerguy de Albuquerque; \rsignatário desta sessão de homenagem, senador Paulo Paim (PT-RS); \rrequerente desta sessão de homenagem e presidente do Conselho Editorial do Senado Federal, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); \rencarregada de negócios da Embaixada da República da Polônia, Marta Olkowska; \rhistoriador e consultor do Senado Federal, Dário Alberto de Andrade Filho.\r\rFoto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO COMEMOROU OS 170 ANOS DE NASCIMENTO DO POLÍTICO, JURISTA, JORNALISTA E ESCRITOR RUI BARBOSA. LOC: SENADORES RELEMBRARAM SUA ATUAÇÃO COMO REPUBLICANO E DEFENSOR DA DEMOCRACIA. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) O baiano, nascido em 5 de novembro de 1849, foi ministro da Fazenda e interino da Justiça, além de deputado e senador. Um dos intelectuais mais importantes do Brasil ainda tem sua obra jurídica como referência. Ao longo da vida, Rui Barbosa consagrou-se como notável orador, jurista e defensor das liberdades e dos direitos humanos. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, disse que Rui Barbosa serve de exemplo para toda a nação. (Randolfe Rodrigues) Nos honra e nos orgulha muito mais ainda de ter tido como homem público um quadro da altura do mestre Rui Barbosa. Rui é um patrono, reitero desse Senado, da República brasileira como foi fundada e a cada vez mais, nós passamos a compreender mais o que significa o que representou a imagem dele para o mundo. (Repórter) Rui Barbosa foi o revisor da primeira Constituição Brasileira. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relembrou a atuação de político na defesa da democracia. (Paulo Paim). Assim como é que foi dito a escrever a primeira Constituição Republicana, aí eu paro para dizer: Constituição essa - e eu fui constituinte - tão atacada nos dias de hoje. Por isso, senador Randolfe, a iniciativa desta sessão tem tudo a ver com democracia, com liberdade, com direitos, com o combate aos preconceitos e defesa da nossa Constituição Cidadã. (Repórter) Rui Barbosa faleceu em 1ºde março de 1923, no Rio de Janeiro, aos 74 anos e até hoje é um dos grandes nomes do Senado, sendo eleito por cinco mandatos.

Ao vivo
00:0000:00